TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto: Pensando em árvores

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Carolina Porto  Turma: 22      

                                    Biologia: Pensando em árvores

        As filogenias são utilizadas nos estudos sobre reconstrução de como as linhagens evoluíram ao longo dos anos. Porém, ocorre que alguns cientistas acabam trazendo conceitos errados sobre a filogenia. Trazem um mau entendimento do que é a evolução como na “Escada para o progresso”.         

“(...)Nossa concepção de evolução e nossa interpretação de árvores filogenéticas estão intimamente ligadas - uma afeta a outra. A forma como interpretamos árvores filogenéticas impacta diretamente o nosso entendimento do que é evolução.”

        

Há pesquisas sobre esse tema há mais de 150 anos, e hoje em dia, sabemos que a evolução não terminou em nenhuma linhagem vivente.

        Mesmo que ocorra que alguns aspectos morfológicos evoluíram mais lentamente em algumas linhagens, outras particularidades do organismo continuam evoluindo em taxas distintas. Com isso, sabemos que mesmo as espécies que as pessoas consideram mais primitivas continuam evoluindo em alguma taxa.

Um cladograma mostra quais espécies compartilham ancestrais mais recentes em comum. Um erro que as pessoas cometem bastante é pensar que um cladograma é acompanhado da medição exata do tempo evolutivo, ou seja, pensam que há uma espécie mais velha ou uma mais derivada etc.  

“O foco em caracteristicas nos diz quais traços são mais provavelmente ancestrais ou derivados - e não o organismo vivente, em si, que é ancestral ou primitivo.”

Quanto mais variedades em número de caracteres, ancestrais e derivados, mais as espécies variam, sendo possível comparar espécies em estudos de evolução usando estudos de viventes, táxons e extintos. Porém, não podemos usar filogenias de espécies atuais sozinhas para dar essa informação sobre a mudança de caracteres. E por isso temos o problema no termo “fóssil vivo”. (Fóssil vivo é como chamam as espécies ainda vivas que são muito semelhantes a fósseis.)

        Existe uma grande complexidade no raciocínio filogenético. Com isso, podemos afirmar que é errado dizer que houve uma espécie tenha se ramificado ou se desenvolvido antes das outras. E também é incorreto dizer que haja uma espécie que seja mais desenvolvida do que outra. Um grupo irmão é chamado assim pois é unido por um mesmo ancestral, assim como em sua família você tem seus primos e irmãos.

        Na minha opinião o texto foi um pouco complicado, com palavras mais difíceis e uma escrita em si muito elaborada. Porém, com a ajuda do glossário tentei tirar o máximo que pude do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com