TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DIGESTORIO

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  2.099 Visualizações

Página 1 de 12
  1. O sistema digestório é formado pelos órgãos que compõe o trato gastro intestinal (TGI) e os órgãos anexos. Juntamente, desempenham funções que se iniciam na boca e terminam na cavidade anal. Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, que se refere sobre as suas funções:

       I - Efetuada pela musculatura lisa e permite a mistura, trituração e progressão dos alimentos no TGI.

       II - Hidrolisam enzimaticamente os nutrientes gerando ambientes com ph e composição eletrolíticos adequados para digestão dos nutrientes.

       III - Refere-se a hidrólise enzimática dos nutrientes orgânicos, transformando-os em moléculas que possam atravessar a parede do TGI e serem absorvidas através de sua mucosa

      IV - È o processo de transportes dos nutrientes hidrolisados tais como aminoácidos, glicose e ácidos graxos do TGI para a circulação. Ocorre predominantemente no intestino delgado.

       V - Eliminação fecal dos produtos não digeridos e absorvidos. 

A - Motilidade, Secreção, Digestão, Absorção, Excreção

  1. A grelina está diretamente envolvida na regulação a curto prazo do balanço energético. Níveis circulantes de grelina encontram-se aumentados durante jejum prolongado e em estados de hipoglicemia, e têm sua concentração diminuída após a refeição ou administração intravenosa de glicose, isto sugere que a grelina é um dos fatores que estimulam: 

B -  O Apetite

  1. O que é índice glicêmico dos carboidratos qual sua influencia na sensação de fome e saciedade.

E -  Índice Glicêmico (IG) dos carboidratos é a funcão do aparecimento da glicose na circulação sistemica e sua captação pelos tecidos perifericos, que é influenciada pelas propriedades dos alimentos. Os carboidratos que possuem alto IG são digeridos e absorvidos rapidamente, por outro lado os alimentos que possuem baixo IG são digeridos e absorvidos com um ritmo mais lento ao longo de todo o comprimento do intestino delgado, a fim de produzir uma elevação mais gradual na glicose sanguínea, estimulando assim uma sensação de saciedade por mais tempo. Portanto podemos associar o IG dos carboidratos com a sensação de fome e saciedade. 

        

      4     O conteúdo de glicogênio muscular pode ser drasticamente reduzido durante uma sessão de treino e  alimentos  de fonte de carboidratos são fundamentais para repor tais perdas. Diante disso se torna importante estrategias na ingestão de carboidratos para maximizar os estoques bem como a ressíntese de glicogênio muscular e hepático. Assim, estratégias nutricionais de ingestão de carboidratos são utilizadas frequentemente por atletas que praticam esporte de endurance. Assinale a alternativa incorreta:

C - Recomenda-se ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico durante o treino. 

     5   Os ácidos graxos podem ser classificados de acordo com sua configuração cis ou trans. Essa classificação é importante pois a configuração do ácido graxo pode alterar suas características e em consequência sua função no organismo. A configuração cis é comumente encontrada na natureza, enquanto a configuração trans estão cada vez mais sendo encontrados nos alimentos em decorrência do processo tecnológico de hidrogenização. Assinale a alternativa incorreta:

D - ácidos graxos trans apresentam efeitos positivos sob as lipoproteínas séricas, isto é diminuem a concentração do LDL e aumentam o HDL.

      6    A curva do metabolismo de gordura em função da intensidade de esforço tem um comportamento quadrático. Em intensidades elevadas,  observa-se  uma diminuição  significativa  no  uso de  gordura  como fonte de energia, e aumento da utilização do glicogênio muscular.

Assinale a alternativa que corresponde ao maior ponto de utilização do lípidio como substrato:

B - 60-65%  VO2 máx

     7     O reparo e crescimento muscular e a relativa contribuição no metabolismo energético são exemplos que confirmam a relevância do adequado consumo proteico para indivíduos envolvidos em treinamento físico diário. Avalie as afirmativas abaixo:

 

I - Atletas de Endurance  considerados iniciantes devem consumir 1,1g/kg de proteínas por dia.

II -  Atletas de Endurance  avançados devem consumir 1,6g/kg de proteínas por dia.

III - Atletas de Força 1,8g/kg devem consumir 1,8g/kg de proteínas por dia.

IV – A ingestão de 20g de proteína a cada 3 horas parece aumentar a síntese proteica de maneira mais eficiente quando comparada a ingestão de proteína somente 2 vezes ao dia (almoço/jantar) mesmo que em quantidade maiores. 

E - Todas afirmativas estão corretas.

     8     A pirâmide alimentar nos aponta de maneira geral, diretrizes para uma ter alimentação equilibrada e um corpo saudável, mantendo o equilíbrio dos aspectos quantitativos (caloria) e qualitativos (nutrientes). Assinale a recomendação em percentual dos macronutrientes para um individuo fisicamente ativo:

B - Carboidratos 60%, Lipídios 20-25%, Proteínas, 15%

    9      Os aminoácidos são as menores unidades constituintes de uma proteína, assim a síntese de uma proteína especifica depende da disponibilidade de aminoácidos apropriados. Entretanto nem todos aminoácidos são produzidos pelo corpo. Assinale a alternativa correta sobre os tipos de aminoácidos:

C - Os aminoácidos não essenciais são aqueles sintetizados a partir de outros compostos existentes no corpo em um ritmo capaz de atender as demandas de crescimento normal e de reparo tecidual. 

 10 As proteínas do soro de leite, são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais, são muito adequadas para situações de estresse metabólico em que a reposição de proteínas  se torna emergencial. Elas são divididas em:

A - Whey protein concentrada, whey protein isolada e whey protein hidrolizada. 

11A leptina (do grego leptos= magro) é uma proteína composta por 167 aminoácidos, e possui uma estrutura semelhante às citocinas, do tipo interleucina 2 (IL-2), sendo produzida principalmente no tecido adiposo. Seu pico de liberação ocorre durante a noite e às primeiras horas da manhã, e sua meia-vida plasmática é de 30 minutos. É responsável pelo controle da ingestão alimentar, atuando em células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central. A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos promove: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com