TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Hospitalar

Artigo: Tcc Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 10

Quando se tem a necessidade de um pedagogo na área hospitalar e para se tiver um apoio na enfermidade acometida seja ela patológica, tipo hanseníase ou tuberculose, a escola deve trabalhar em conjunto com a saúde.

Na perspectiva de Mattos Mugati: a ação pedagógica integrada é importante tanto para criança como para o adolescente enfermo ser integrado ao processo de educação (2007 p.46).

Neste sentido a prática pedagógica além de ensinar resgatar a autonomia de cada paciente internado e hospitalizado levando aceitar naquele momento a relação com demais pessoas e com a própria doença de forma saudável.

No Brasil, a legislação reconhecer o Estatuto da criança o direito da criança e do adolescente hospitalizado, direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para saúde, acompanhamento do currículo escolar durante esta permanência.

O aluno possui um cadastro com dados pessoais, com informações de registros de trabalhos e outras informações que se fizerem necessário. Para que seja legitimado, tem que ter um carimbo da escola e assinatura do diretor(Escola Rede regular estadual); a proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(MEC, 1996) é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos.

A metodologia utiliza para o trabalho com crianças hospitalizadas, necessariamente precisa ser variada, porque todas as crianças entram e saem desta fase de internação. Uma sugestão didática pedagógica e atividade nas áreas de linguagem ( narrativa de história, problematizações, leitura de imagem, comunicação através de atividades lúdicas), que apontam caminhos. Que poderão contribuir numa prática educativa, humanizada no atendimento Escolar/hospitalizada

Objetivo Geral

O pedagogo na classe hospitalar

Objetivos Específicos

Identificar as características do pedagogo hospitalar.

Observar o que de práxis do pedagogo hospitalar.

Verificar a relevância do trabalho pedagógico na classe hospitalar

Justificativa

A importância de se ter um projeto destes no vale do Paraíba e uma conquista, pois sabemos da dificuldade e a luta de inclusão de professores nesta área.

2. Revisão de Literatura

3. CRONOGRAMA

A palavra pedagogia e hospitalar são termos que pelo dicionário Aurélio possui definições indiferentes, a pedagogia por sua vez representa “teoria e ciência da educação e do ensino” já o termo hospitalar quer dizer “relativo a hospital, onde se tratam doentes internados ou não”. A junção destes dois termos se deu no momento em que se percebeu a necessidade em dar continuidade aos estudos daquelas crianças que estavam afastadas do meio escolar. Na busca pela História da educação no meio hospitalar foi possível perceber em revisões bibliográficas que o incentivo maior da implantação da assistência pedagógica dentro dos hospitais primeiramente para o cuidado infantil foi com a segunda guerra mundial. Mas o termo Pedagogia surgiu na Grécia Antiga, sendo esta a ciência da educação que a história demorou séculos para reconhecer a cientificidade do Pedagogo, somente no século XVIII na Europa Ocidental que concretizou o processo educativo. A Pedagogia Hospitalar é um novo conceito que vem ganhando espaço no âmbito da educação, pois a educação não pode ser mais vista somente ocorrendo no ambiente escolar, mas também fora da sala de aula e um desses ambientes é o hospital que passou a ser espaço do saber. Segundo Matos e Mugiatti (2007, p.37), a Pedagogia Hospitalar: É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalares/ou domiciliar.

Para aquelas crianças que necessitam dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem a Pedagogia Hospitalar é a ponte entre a escola e o aluno facilitando o seu desenvolvimento escolar e possibilitando com que a criança hospitalizada não perca seu ano letivo e o estímulo em dar continuidade aos seus estudos. O Método da Pesquisa

3.1. Lista de Siglas

CNEFEI – Centro Nacional de Estudos e de formação para Infância Inadaptada.

SEESP – Secretaria da Educação do estado de São Paulo

MEC – Ministério da Educação e Cultura

SED – Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

PRONAICA – Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente

CNE – Conselho Nacional de Educação

CEB – Câmara de Educação Básica

4. Cronograma

1ª. Etapa - Pesquisa do Tema

2ª. Etapa – Auxilio de livros e sites

3ª. Etapa – Didática

4ª. Etapa – Conclusão do Tema

Tabela 3 – Cronograma do Projeto de Pesquisa

JUL AGO SET OUT NOV

1ª. Etapa X

2ª. Etapa X

3ª. Etapa X

4ª. Etapa X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com