TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO ECOLOGIA

Por:   •  2/4/2021  •  Dissertação  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO: MICHELLI AP. GUALDA MORENO      RA: 1706144

POLO

CAIEIRAS

2017

TG – ECOLOGIA

INTRODUÇÃO

        O planeta Terra enfrenta um sério problema ambiental, e as consequências são graves se não forem tomadas medidas para combater o mesmo. Este problema é a potencialização do efeito estufa. Esta potencialização se dá por meio de emissão de gases poluentes.

        O efeito estufa é um processo essencial para a existência de vida na Terra, já que sem ele seria impossível ela ser habitada, seria um planeta congelado. Com o avanço tecnológico, o crescimento populacional e consumista, a humanidade passou a contribuir para o aquecimento global, emitindo gases na atmosfera, formando uma camada densa que retém o calor aumentando a temperatura na terra. Os principais gases-estufa hoje presentes na atmosfera são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Clorofluorcarbono (CFC) e Vapor d’água.

        Com o grande crescimento do desmatamento, tem se intensificado o efeito estufa, pois o Dioxído de Carbono (CO2) é um dos principais gases, contribuindo para o aquecimento global com cerca de 50%. Suas principais fontes antropogênicas são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Sua concentração hoje é de aproximadamente 353 ppm (partes por milhão); antes da Revolução Industrial, era de 280 ppm . Isso representou um acréscimo de 25%.

        Nos dias atuais, a queima de combustíveis fósseis lança anualmente na atmosfera cerca de 5,7 gigatoneladas (Gt) de carbono, e a derrubada e queima de florestas outras 2 Gt (uma gigatonelada é igual a um bilhão de toneladas). Cerca de 75% da queima de combustíveis fósseis ocorre nos países desenvolvidos. Sendo os Estado Unidos o campeão na emissão de Dioxído de Carbono (CO2). Os oceanos e a biota terrestre, por sua vez, retiram uma parte desse carbono, ocorrendo um acúmulo líquido na atmosfera de cerca de 3 Gt anualmente.        

        O segundo grande causador do efeito estufa, é o gás Metano (CH4), contribuindo com cerca de 18% do aquecimento global. Sua concentração está hoje em torno de 1.72 ppmv (partes por milhão por volume), aumentando a uma taxa de 0.9% ao ano. O CH4 é produzido durante o processo de decomposição bacteriana anaeróbica (na ausência de oxigênio). Suas principais fontes antropogênicas são as plantações de arroz, os animais domésticos (rebanhos de ruminantes, como os bovinos), os vazamentos de gás natural na indústria petrolífera e os aterros sanitários.

        Já o Óxido nitroso (N20), contribui com cerca de 6% para o aquecimento global. Esse óxido é produzido no solo, estimando-se provirem daí 90% das emissões globais. Observou-se que seu potencial de absorção térmica é 150 vezes maior do que o do CO2. Suas principais fontes antropogênicas são o uso exagerado de fertilizantes nitrogenados e a queima de biomassa.

        O Clorofluorcarbonos (CFC-11 e CFC-12), contribuem com cerca de 14% para o aquecimento global. Sua concentração hoje é de aproximadamente 280 pptv (partes por trilhão por volume), para o CFC-11, e de 484 pptv, para o CFC-12. As principais fontes de CFCs são os vazamentos durante seu emprego na refrigeração e produção de espumas e aerossóis. Uma molécula de CFC tem o mesmo efeito estufa de 10.000 moléculas de CO2.

        Outros compostos, como o ozônio troposférico, o vapor d’água e certos halogêneos, contribuem com 13% para o aquecimento global.

        A IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DO USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

        Sem sombra de dúvidas o desmatamento precisa ser reduzido rapidamente, e o reflorestamento precisa ser feito para ontem. As atividades de reflorestamento promovem o seqüestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.

        Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono, e a floresta amazônica é um grande estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa. A floresta amazônica armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare.

        O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, seqüestro de CO2 e redução do efeito estufa.

        Uma forma de reduzir a emissão deste gás poluente precisamos reduzir o uso deliberado dos automóveis. Isso parece ser um bom caminho, a despeito das políticas industrial, econômica e urbana em nosso país caminharem em sentido exatamente oposto. Bicicletas são boas opções para deslocamentos de curta distância e nas longas, caronas e transporte público de qualidade, sobretudo trens e metrô, que utilizam fontes renováveis de energia, as melhores alternativas. A sermos capazes de nos mantermos como um país cuja matriz energética se baseie fundamentalmente em energias renováveis, nosso caso hidrelétrica e a crescente participação de eólica, estímulos ao barateamento da tecnologia de veículos elétricos e à migração do parque automotivo para veículos híbridos ou elétricos seriam passos oportunos em contribuição à redução do processo de aquecimento global.

        O PAPEL DAS POLITICAS PÚBLICAS EM UMA CIDADE OU NAÇÃO A RESPEITO DO AQUECIMENTO GLOBAL

        Diante desse problema do aquecimento global, é extremamente importante o papel da sociedade, que deve atuar sempre nos limites da própria natureza, norteada pelos princípios éticos, para passar por esse momento de reconstrução e evitar, ou ao menos minimizar os impactos ambientais, tão nítidos aos olhos de quem quiser ver.

        As Nações Unidas têm insistido na necessidade de uma política globalizada, com mecanismos que regulem o dano ambiental. Assim, faz-se necessário formar a base de sua sustentação por outros instrumentos de combate e das consequências das mudanças climáticas. Além disso, precisamos analisar o papel e o dever do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (364 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com