TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Nervoso e Reprodutor

Por:   •  26/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

1  INTRODUÇÃO  

O sistema nervoso é dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado basicamente por medula espinhal e encéfalo (cérebro, bulbo, ponte e cerebelo). O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos ou fibras nervosas, sendo subdividido em autônomo e voluntário. O tecido nervoso tem a função geral de conduzir impulsos nervosos e controlar um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.

A medula espinhal tem a forma de um cordão com comprimento variável dependendo da espécie animal estudada. Ocupa o canal vertebral e dela partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula se conecta com as várias partes do corpo, recebendo mensagens em vários pontos e enviando-as para o cérebro, e recebendo mensagens do cérebro e retransmitindo-as para as várias partes do corpo.

O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada (há troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie). Através da junção do óvulo (células tronco que possuem no seu interior os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do embrião) com os espermatozoides, pode-se criar um novo ser humano.

2  OBJETIVOS

Observar, através do microscópio óptico, lâminas contendo medula, gânglio espinhal e espermatozoides, e identificar suas estruturas anatômicas.

3  DESENVOLVIMENTO

3.1 Materiais  

  • Microscópio Óptico;
  • Óleo de imersão;
  • Lâmina de medula e gânglio espinais de roedor;
  • Lâmina de espermatozoide humano.

 3.2 Metodologia

Os procedimentos da aula foram divididos em duas partes:

Primeira parte:

  • Inicialmente, ligou-se o microscópio óptico e ajustou-o para a objetiva de aumento 4x. Colocou-se a lâmina contendo corte transversal de medula óssea e gânglio espinhal na platina. Ajustaram-se o foco e a luminosidade e observou-se. Alterou-se a objetiva até o aumento de 40x. Os resultados obtidos foram anotados. A lâmina foi retirada da platina.

Segunda parte:

  • Posteriormente, colocou-se óleo de imersão na lâmina de espermatozoide, e esta foi colocada na platina. Ajustaram-se o foco e a luminosidade e observou-se. Alterou-se a objetiva de aumento 4x até o aumento de 100x. Os resultados obtidos foram anotados. A lâmina foi retirada da platina.

4  RESULTADOS E DISCUSSÕES

A medula possui dois sistemas de neurônios: seu sistema descendente controla funções motoras dos músculos, regula funções como pressão e temperatura e transporta sinais originados no cérebro até seu destino; seu sistema ascendente transporta sinais sensoriais das extremidades do corpo até a medula e de lá para o cérebro.  

O neurônio, unidade funcional do sistema nervoso, possui três partes principais: os dendritos, onde ocorre a recepção do impulso nervoso; corpo celular, responsável pela integração dos impulsos nervosos, e axônios, que transportam o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular.

Os corpos celulares dos neurônios se concentram na massa cinzenta da medula. Os axônios ascendentes e descendentes, na área adjacente – a massa branca. Dessa forma, na medula espinhal a massa cinzenta localiza-se internamente e a massa branca, externamente (ao contrário do que se observa no encéfalo).

Durante uma fratura ou deslocamento da coluna, as vértebras que normalmente protegem a medula podem matar ou danificar células. Infelizmente, a lesão original é só o começo. Por exemplo, os danos mecânicos promovem rompimento de pequenos vasos sanguíneos, impedindo a entrega de oxigênio e nutrientes para as células não afetadas diretamente, que acabam morrendo; as células lesadas extravasam componentes citoplasmáticos e tóxicos, que afetam células vizinhas, antes intactas.

O sistema nervoso periférico é formado por nervos encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo. Nervo é a reunião de várias fibras nervosas, que podem ser formadas por axônios ou dendritos.

As fibras nervosas, formadas pelos prolongamentos dos e seus envoltórios, organizam-se em feixes. Cada feixe forma um nervo, e seu conjunto forma a rede nervosa. Um gânglio é uma concentração de nervos em um local específico.

De acordo com a sua função, as fibras nervosas podem ser revestidas por um invólucro lipoproteico denominado bainha de mielina, sendo que aquelas que apresentam essa estrutura são mielinizadas, enquanto aquelas que não a possuem são não mielinizadas. No sistema nervoso central, a bainha de mielina provém dos oligodendrócitos; já no sistema nervoso periférico, são originárias das células de Schwann. De modo geral, os dendritos não são mielinizados.

A bainha de mielina funciona como um isolante elétrico, impedindo que os impulsos nervosos sejam dispersos entre fibras vizinhas. Há aumento na velocidade de propagação dos impulsos nervosos na presença dos nódulos de Ranvier, que são pontos de separação da bainha de mielina no axônio. Nos neurônios, esses nódulos provocam movimentos em saltos, o que estimula a transmissão dos impulsos nervosos.

Na aula de laboratório, foi possível a observação da medula tal como mostra a (Figura 1).

[pic 1] [pic 2]

Figura 1: Cortes transversais de medula em microscópio óptico.

Foi possível também identificar suas estruturas anatômicas, tal como mostram as (Figuras 2 e 3).

 [pic 3]

Figura 2: Principais estruturas anatômicas da medula espinhal.

[pic 4]

Figura 3: Medula espinhal. Aumento 40x. Retângulo – Axônio + Bainha de Mielina; Asterisco – Bainha de Mielina; Triângulo – Axônio; Circulado – Núcleo do Neurônio.

O aparelho reprodutor masculino é formado por testículos, epidídimo, ductos deferentes, glândulas seminais, próstata, ducto ejaculatório e pênis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (353.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com