TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Microbiologia

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1.Introdução        2

1.1.Objectivos        2

1.2.Metodologia        2

2.Resolução de Exercícios        3

3.Conclusão        8

4.Bibliografia        9


1.Introdução

O presente trabalho abordara o assunto relacionado com questões sobre Microbiologia no geral onde iremos responder algumas questões ligadas a cadeira desde o seu objecto de estudo ate a importância das bactérias para com a sociedade. A Microbiologia era definida, até recentemente, como a área da ciência que dedica-se ao estudo dos microrganismos, um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos (cadeias ou massas), sendo que as células, mesmo estando associadas, exibiriam um carácter fisiológico independente.

1.1.Objectivos:

  • Explicar objectos estudo em Microbiologia;
  • Conhecer a grande diversidade bioquímica de microrganismo durante o início do século XX;
  • Diferenciar os seres eucariontes dos procariontes;
  • Conhecer a classificação dos organismos.
  • Descrever a classificação das bactérias.

1.2.Metodologia         

Para a realização deste trabalho recorreu a uso de metodologia como a revisão bibliográfica, consulta de várias obras na internet.

2.Resolução de Exercícios

1. Objecto de estudo de Microbiologia

Os objectos de estudo da microbiologia são organismos procariotas (bactérias, archaes), eucariotas inferiores (algas, protozoários, fungos) e também os vírus.

2. O microrganismo tem sido fonte de processo para o benefício da sociedade.

Eles são utilizados nas indústrias de alimentos, outros fazem parte do organismo auxiliando nas funções destes são também utilizados na indústria farmacêutica como fonte de antibióticos.

3.Muitos dos processos bioquímicos que ocorrem em microrganismos são essencialmente os mesmos em todas as formas de vida, inclusive o homem, e amais recente descoberta de toda informação genética de todos os organismos.

Dos organismos aos seres humanos é codificada pelo ADN. Devido a facilidade em se realizar experiências com microrganismos, associada a rápida velocidade de crescimento e de sua variedade de actividades bioquímicas, os microrganismos tornara-se o modelo experimental de escolha para o estudo da genética, e na investigação de fenómenos bioquímicos fundamentais (Pelczar Jr, Chan, & Krieg, 1996).

4.Fale da grande descoberta da diversidade de bioquímica de microrganismo durante o início do sec. XX.  

Durante o início do sec. XX foi descoberta grande diversidade bioquímica dos microrganismos. Os microbiologistas aprenderam que os micróbios são capazes de realizar uma grande variedade de reacções, aquelas que envolvem a quebra de substâncias ou a síntese de novos compostos, e o mecanismo pelo qual estas reacções químicas são produzidas pelos microrganismos é muito semelhante a aquele que ocorre em formas de vida superiores (Pelczar Jr, Chan, & Krieg,1996).

5. Experiência realizadas por Louis Pasteur

Louis Pasteur  (1822-1895) foi um cientista francês que conseguiu provar, definitivamente, que os seres vivos se originam somente a partir de outros seres vivos. Seus experimentos foram incentivados pela Academia Francesa de Ciências na década de 1860, que oferecia um prêmio a quem realizasse um experimento definitivo sobre a real origem dos micro-organismos.

Os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.

Depois de um tempo, Pasteur observou que, embora todos os frascos estivessem em contato direto com o ar, nenhum deles apresentou micro-organismos. Pasteur então quebrou os gargalos de alguns frascos e observou que, em poucos dias, seus caldos já estavam repletos de micro-organismos.

A ausência de micro-organismos nos caldos que estavam nos frascos cujos gargalos eram curvos e longos com a presença desses seres nos frascos cujos gargalos foram quebrados mostraram que o ar contém micro-organismos e que eles, ao entrarem em contato com o caldo nutritivo, desenvolvem-se. Nos frascos que apresentavam gargalo curvo e longo, os micro-organismos não conseguiram chegar até o líquido porque ficaram retidos no “filtro” formado pelas gotículas de água que apareceram no pescoço do frasco durante o resfriamento. Nos frascos que tiveram seu pescoço quebrado, o “filtro” formado pelo vapor deixou de existir, deixando o líquido vulnerável aos micro-organismos, que, uma vez em contato com o líquido, encontraram condições adequadas para o seu desenvolvimento.

A partir desse experimento, Pasteur mostrou que um líquido, ao ser fervido, não perde a “força vital”, como defendiam os adeptos da abiogênese, pois quando o pescoço do frasco é quebrado, após a fervura desse líquido, ainda aparecem seres vivos. Dessa forma, Pasteur sepultou de vez a teoria da abiogênese ou geração espontânea, que admitia que os seres vivos originavam-se a partir de matéria bruta.

6. Qual é o cientista que rejeitou a teoria da geração espontânea? Como ele fez?

Francesco Redi

Em 1668, Francesco Redi  (1626-1697) investigou a suposta origem de vermes em corpos em decomposição. Ele observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos. Desse ovo surgem as larvas, que se transformam em moscas adultas. Como as larvas são vermiformes, os “vermes” que ocorrem nos cadáveres em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas. Redi concluiu, então, que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição de cadáveres, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas atraídas pelo corpo em decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com