TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de microbiologia

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – UNATEC

Exercício de fixação 1 - Microbiologia Ambiental e Saúde Pública

Gestão Ambiental - 3o período

História da microbiologia e introdução ao estudo dos seres vivos. Morfologia bacteriana: estruturas externas e internas à parede celular.

1) Embora há 3000 anos a.C., o homem já fazia o controle dos micróbios, sua descoberta só ocorreu em 1675. A quem se deve a descoberta dos microrganismos?

Os microorganismos só puderam ser vistos com o advento do microscópio foi em 1675 que o holandês Antony van Leeuwenhoek criou um aparelho composto de placas de metal e lentes onde pôde observar em gotas de água de rio pequenos objetos móveis, invisíveis a olho nu, os quais ele chamou de “animsálculos”.

2) O que as teorias da geração espontânea (abiogênese) e da biogênese postulavam?

Biogênese: Afirma que as formas de vida somente podem ter origem em outras formas de vida. Abiogênese: Afirma que as formas de vida podem ter origem espontaneamente, através de formas não vivas, chamada de matéria bruta.

3) Qual experimento realizado por Pasteur pos fim a teoria da geração espontânea?

Louis Pasteur, na década de 1860, realizou experimento que derrubou de vez a teoria da abiogênese. Realizou experimentos utilizando frascos de vidro que possuíam o gargalho semelhante à pescoços de cisne. Dentro havia um caldo nutritivo. Esses frascos com caldo foram fervidos e deixados em repouso por alguns dias. Não houve formação de microorganismos, pois a água que evaporou do caldo ficou retida nas paredes do gargalo e funcionou como um filtro de ar, e os microorganismos ficavam retidos nele, não entrando em contato com o caldo. Pasteur quebrou os gargalos e deixou o caldo em contato com o ar. Após alguns dias ele observou o desenvolvimento de microorganismos no caldo, que antes estavam no ar.

4) Cite as características comuns a todos os sistemas biológicos.

Todos os sistemas biológicos têm as seguintes características comuns: 1)habilidade de reprodução; 2) capacidade de ingestão ou assimilação de substânciasalimentares, metabolizando-as para suas necessidades de energia e de crescimento; 3)habilidade de excreção de produtos de escória; 4) capacidade de reagir a alterações do meio ambiente (algumas vezes chamada de "irritabilidade"), e 5) suscetibilidade à mutação.

5) Qual a principal característica que permite diferenciar as células procarióticas das eucarióticas? Dê outras características próprias das células procarióticas.

Células procarióticas: não possuem carioteca - membrana que separa o núcleo do citoplasma e as eucarióticas possuem .As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. Ao contrário das eucarióticas, as procarióticas não possuem organelas membranosas (retículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com