TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Alimentares

Ensaios: Transtornos Alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 5

Transtornos alimentares

O aumento de interesse e da importância epidemiológica levou a uma rápida evolução na discussão dos critérios diagnósticos dos transtornos alimentares nas últimas décadas.

Dos transtornos alimentares mais conhecidos destacamos a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno do comer compulsivo. Afetam particularmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, deixando prejuízos psicológicos, sociais e aumento de morbidade e mortalidade.

Os transtornos alimentares são considerados doenças dos países acidentais desenvolvidos, considerado-se raros os casos em culturas orientais.

Anorexia nervosa

A anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa e intencional às expensas de dietas extremamente rígidas com uma busca desenfreada pela magreza, uma distorção grosseira da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual.

A doença começa a partir de uma dieta restritiva e persistente, evitando alimentos que provocam ganho ponderal, geralmente carboidratos.

Aos poucos a pessoa passa a viver exclusivamente em função da dieta, da comida, do peso e da forma corporal. A evolução da doença caracteriza-se por uma contínua e importante redução de peso.

A distorção da imagem corporal ocorre quando a pessoa se sente gorda mesmo em estágios avançados de desnutrição. Existe com grande freqüência, mas pode não ocorrer em todos os casos.

Adquirem hábitos como prática excessiva de exercícios, indução de vômito, uso de laxantes e diuréticos, com o objetivo de atingir a magreza idealizada, recusando-se a reconhecer seu real estado de saúde. Todas essas atitudes levam a paciente ao isolamento de amigos e da família. Para a família, ela é vista como ótima filha, dócil e obediente, uma ótima aluna, muito dedicada. Com a evolução da doença, a desnutrição acarreta diminuição do hiperinvestimento escolar.

As conseqüências clínicas da desnutrição podem ser graves o suficiente para levar à morte ou causar danos irreversíveis ao organismo. As taxas de mortalidade da anorexia oscilam entre 5 a 20%.

Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa caracteriza-se por grande ingestão de alimentos com sensação de perda de controle, os chamados episódios bulímicos. A preocupação excessiva com o peso e a imagem corporal levam o paciente a métodos compensatórios inadequados para o controle de peso como vômitos auto-induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, inibidores de apetite, laxantes), dietas e exercícios físicos. A bulimia é predominante no sexo feminino (90% dos casos) e em adolescentes e mulheres jovens de raça branca.

Inicia-se por uma necessidade real ou imaginária de perder peso, acompanhado de sentimentos de baixa auto-estima No entanto as bulímicas conseguem aceitar, na maioria das vezes, um peso que é mais adequado para sua idade e estatura.Tudo funciona como se outros valore pessoais não existissem o fossem secundários. Isolam-se de relações evitam reuniões sociais ou viagens quando não se sentem em condições de preencher determinados requisitos ou não encontrarem condições para se purgarem. Apresentam dificuldades em identificar e expressar afeto, alta necessidade de aprovação externa e hipersensibilidade às impressões de terceiros.

No início, as pacientes não imaginam que podem se tornar aprisionados num ciclo de bulimia e purgação. Os episódios bulímicos, também chamados de binges, surgem nas tentativas frustradas de restringirem excessivamente a ingestão para controlarem o peso, uma vez que não conseguem tolerá-las a longo prazo. Diversos fatores podem desencadear episódios bulimicos, principalmente em situações que exprimem sentimentos desagradáveis como ansiedade, tristeza, irritabilidade, raiva e etc, como forma de regular a tensão. Em geral ocorrem ao final do dia ou à noite, momento em que se acham sozinhas, pois são comportamentos que desenvolvem-se às escondidas, porém deixam rastros (alimentos desaparecem, invólucros vazios são encontrados no lixo, etc). Os episódios compulsivos duram em média uma hora, e ingerem, em média de duas a cinco mil calorias. Dão preferência a alimentos fáceis de engolir e regurgitarem, em geral altamente calóricos, como sorvete, chocolate, balas, doces, biscoitos, leite condensado, pipoca, salgadinhos, pizza, consumindo-os em exagero. Há relatos de ingestão excessiva de frutas, como uma melancia inteira ou abacaxis.

As manobras utilizadas para compensar a ingestão calórica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com