TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Ensaios: TRANSTORNOS ALIMENTARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

Transtornos alimentares são desvios do comportamento alimentar do indivíduo que podem levar ao emagrecimento extremo ou obesidade extrema. Os transtornos alimentares são Bulimia, Anorexia, Obesidade, Compulsão alimentar.

As principais causas dos transtornos alimentares são quadro de transtornos alimentares na família, famílias autoritárias (anorexia) ou negligentes (bulimia); transtornos de humor (depressão, bipolar), traços de personalidades (baixa autoestima, introversão), perfeccionismo (anorexia), impulsividade (bulimia); disfunções do metabolismo; Histórico de abuso sexual; imposição sociocultural de valorização a magreza extrema.

Um dos principais fatores de transtorno alimentar são os transtornos psiquiátricos, geralmente as figura materna, filhos com mães anoréxicas tem muito mais chances de se tornarem anoréxicos, pois o convívio com a mãe os leva a seguir o comportamento da mesma.

O transtorno alimentar sempre tem uma ligação com o transtorno de humor, ansiedade e dependência química. Alguns remédios alteram o padrão alimentar do individuo diminuindo ou aumentando a sensação de fome o que causa a anorexia medicamentosa, pois não é psicológico e sim efeito colateral da medicação.

BULIMIA

Ocorre quando o individuo se alimenta em demasia consumindo muito mais do que o corpo necessita ou até mesmo mais do que a própria vontade no mesmo período, portanto o individuo cria hábitos para compensar o excesso do consumo desenfreado utilizando técnicas como o uso de purgativos e induzindo o vomito. Porém não ganham ou perdem muito peso o que dificulta notar se o individuo tem um transtorno alimentar. Geralmente bulimicos tem problemas digestivos, boca, dentes e glândulas salivares.

Devido ao hábito de purgar os bulimicos raramente retém vitaminas e minerais em seu organismo prejudicando sua saúde.

A bulimia esta associada à baixa autoestima, fraca autoconfiança.

SINAIS

Esconder a comida que é reservada para episódios de voracidade, mentir sobre o que comeram, comer compulsivamente em segredo, vomitar em segredo, esconder artigos como laxantes e diuréticos, deixar a água da torneira correr para disfarçar e vomitar em segredo, esconder-se atrás de roupas largas e soltas, queixas frequentes de em relação a dores de garganta e dores de dente(devido ao vomito) .

O seu diagnóstico é feito através de acordo com critérios de saúde mental é necessário haver correspondência com cinco critérios padrão para que a bulimia seja diagnosticada, incluindo comer compulsivamente, purgar (vómito provocado, uso impróprio de laxantes, uso impróprio de diuréticos, passar fome ou excesso de exercício). Os tratamentos comuns para a bulimia incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento/terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os hábitos alimentares), uso de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planejamento nutricional.

ANOREXIA

É um transtorno que provoca perda de peso de uma forma que não é saudável para idade e altura do individuo, é grave e pode ser fatal pois pode levar a morte, ocorre mais com adolescentes e adultos de ambos os sexos, mulheres com este transtorno não tem o ciclo menstrual regular deixando de menstruar por três ou mais ciclos, as pessoas com este transtorno sentem muito medo de ganhar peso mesmo estando abaixo do peso normal. Abusam da dieta e de exercícios físico ou fazer uso de outros métodos para perder peso.

As principais causas de anorexia são o a busca pela perfeição, excesso de atenção ao peso, problemas de alimentação na infância, transtorno de ansiedade na infância, idéias socioculturais sobre saúde e beleza, autoimagem negativa.

SINAIS

Depressão, pensamento confuso, julgamentos deficientes, boca seca, perda de resistência óssea, desgaste dos músculos e gordura corporal, bulimia, cortar a comida em pedaços e move-los(brincar com a comida) e não ingeri-la, extrema sensibilidade ao frio, cáries.

A anorexia e bulimia prejudicam desde os esmaltes dos dentes até o coração.

O tratamento para este transtorno alimentar é tão difícil quanto ou até mais do que tratamento ao individuo obeso pois a pessoa não reconhece que tem uma doença, ela nega ter o a doença, geralmente o tratamento começa quando a situação do individuo já esta grave. O tratamento consiste em recuperar o peso normal e alterar os hábitos alimentar, reduzindo atividades físicas, aumentando as atividades socias, planejamento nutricional. Muitas vezes são utilizados antidepressivos antipisicóticos e estabilizadores de humor, para o controle da depressão e ansiedade. Uma forma de prevenção é encorajar o individuo a atitudes saudáveis em relação ao peso e dieta.

OBESIDADE

A obesidade é o maior problema de saúde pública do mundo. A mesma é associada como doenças metabólicas crônicas como diabetes, hipertensão, hipercolesterolêmica, bem como infarto, derrame, apnéia e doenças articulares. A mesma é responsável por significante impacto negativo na vida dos indivíduos, sendo ainda muito resistente à manutenção de ganhos obtidos em tratamentos.

A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, ela é decorrente de vários fatores que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Entre esses fatores, está a ingestão aumentada de calorias, idade, fatores genéticos, medicamentos, sedentarismo, problema de saúde, gravidez, insônia, fatores emocionais e etc.

O ganho de peso geralmente se desenvolve ao longo do tempo.

SINAIS

As roupas começam a ficar apertadas e o indivíduo precisa vestir um tamanho maior do que o habitual há aumento da gordura abdominal e do quadril, há aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e da circunferência abdominal, fome exagerada, sonolência, respiração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com