TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXTRAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DO LICOPENO

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

LABORATÓRIO DE BQI 475

EXTRAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DO LICOPENO

INTRODUÇÃO:

Existem muitos lipídeos que são encontrados em plantas e que conferem principalmente as frutas e legumes diferentes colorações. Esses lipídeos são pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos sintetizados pelos vegetais denominados carotenóides. Dentre os diferentes carotenóides mais conhecidos, podemos citar o betacaroteno, alfa-caroteno, licopeno e luteína.

O licopeno (C40H56) é um pigmento lipossolúvel de coloração avermelhada e atualmente tem atraído bastante interesse devido a algumas propriedades farmacológicas relacionadas à saúde humana. Como exemplo ele tem forte ação antioxidante no combate aos radicais livres com efeito anticancerígeno sobre a próstata. (FONTONA, 2012).

O licopeno está presente em altos níveis no plasma e tecidos humanos com grande variação na sua distribuição, podendo ser encontrado no fígado, pulmão, mama, próstata e pele (Silva, 2009). É caracterizado por ter uma estrutura acíclica e simétrica contendo 11 ligações duplas conjugadas.

Fonte: SILVA, 2001

A principal fonte desse lipídeo na dieta humana é o tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) e seus derivados como molhos, sopas, sucos e “catchups” (Carvalho, 2005)

A metodologia padrão empregada na determinação dos teores de licopeno em tomate tem sido a espectrofotométria ou “High Performance Liquid Chromatography” (HPLC).

RESULTADOS:

Descrição dos resultados:

Dados da extração de licopeno de tomate maduro

Peso 2,5498 g

Absorbância 0,288

Diluição da amostra 1:5

Volume final 6 ml

Coeficiente de extinção 3450

Teor de licopeno 9,8 µg/g

CÁLCULOS:

O teor de licopeno é calculado utilizando a fórmula abaixo, na qual A é o valor de absorbância, V é o volume final de solução extraída, ɛ é o coeficiente de extinção e M a massa em gramas da amostra.

(µg)/g=(A*V*1000000)/(ɛ*M*100)

(µg)/g=(0,288*6*1000000)/(3450*2,5498*100)

(µg)/g=1,96

1,96*5(fatordediluição)=9,8 (µg)⁄g

CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS:

A técnica de extração do licopeno do tomate utilizando acetona e hexano, seguida de quantificação por espectrofotometria, se mostrou eficiente, tendo em vista que o teor de licopeno encontrado (9,8 µg/g) está dentro da faixa descrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com