TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene Ocupacional

Por:   •  12/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  1.511 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade: 3 - Riscos respiratórios

Aluno/Grupo: Ramon Cunha

Atividade Unidade 3 - Riscos respiratórios

A partir de seu conhecimento construído nesta unidade, responda as questões abaixo:

1. Ao se avaliar a concentração de chumbo numa oficina de recuperação de baterias, encontrou-se os seguintes valores:

Número da amostra Concetração (mg/m3)

1 0,5

2 1,0

3 1,0

4 0,5

5 0,5

6 0,5

7 1,0

8 1,0

9 1,0

10 0,5

O limite de tolerância foi ultrapassado? Qual é o nível de ação para esta situação?

O limite de tolerância para o Chumbo é de 0,1 mg/m³ para até 48h semanais, logo, o limite de tolerância foi ultrapassado em todas as amostras. Neste caso, sendo o nível de ação igual a 50% do nível de tolerância, o nível de ação para o chumbo é de 0,05 mg/m³.

2. Um solvente se evaporou numa sala, gerando 51,3 litros de vapor. A sala tem dimensões de 12 x 10 x 8 m. Assumindo que não tenham ocorrido alterações do ar da sala, qual é a concentração aproximada do contaminante na sala em partes por milhão?

Vsala = 12*10*8 = 960m³

51,3l = 0,0513m³

% vapor na sala = 0,00534375%

0,00534375% = 53,4375 ppm

Concentração aproximada = 53,4375 ppm

3. Qual é o principal objetivo da avaliação ambiental de um agente químico? Qual é a diferença conceitual entre avaliação e amostragem?

O principal objetivo de uma avaliação ambiental de um agente químico é avaliar uma exposição potencial, isto é a quantidade do agente químico que pode alcançar os organismos vivos.

A diferença conceitual entre avaliação e amostragem é que a avaliação caracteriza-se pelo conjunto de ações necessárias para se realizar uma caracterização completa de um determinado ambiente ou da exposição ocupacional dos trabalhadores. A amostragem por sua vez é pura e simplesmente a coleta de amostras que servir de base para a avaliação.

4. Quais são os critérios básicos para montar um GHE – Grupo Homogêneo de Exposição? Como você identifica o EMR – Exposto de Maior Risco dentro de um GHE?

A definição inicial dos GHEs é assegurada pela observação e julgamento do profissional de higiene ocupacional em relação ao perfil de exposição ambiental que apresentam seus componentes e corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo. Deve se observar as variáveis que influem nessa escolha:

– Tipo do processo/ operação.

– Atividades/tarefas dos trabalhadores.

– Agentes ambientais, fontes, trajetórias, meios de propagação.

– Intensidade/concentração dos agentes.

– Identificação e número de trabalhadores.

– Experiência dos trabalhadores.

– Agravos à saúde dos trabalhadores.

– Variações de clima e de horários das exposições.

– Frequência das ocorrências.

– Interferência de tarefas vizinhas.

– Dados das prováveis exposições, levantados na fase de antecipação.

– Metas e prioridades de avaliação adequadas à realidade da empresa.

A identificação do EMR – Exposto de Maior Risco dentro de um GHE é feita pos julgamento profissional através da observação de campo, sendo importante o conhecimento acurado das operações e atividades, assim como a experiência e o conhecimento do profissional relativamente ao agente e à forma de exposição.

Caracterização Básica é um conceito presente no livro de Estratégia de Amostragem da AIHA, e representa um processo inicial de conhecimento, em higiene ocupacional, que vai permitir a estruturação das amostragens para todos os trabalhadores de uma empresa. Quais são as variáveis que devem ser consideradas na Caracterização Básica? As variáveis a serem observadas são basicamente três: Os ambientes de trabalho; / Os expostos; / Os agentes ambientais.

O que é e qual é a importância de se elaborar uma estratégia de amostragem de agentes ambientais?

A Estratégia de Amostragem pode ser definida como o processo do conhecimento gradativo e adequado da exposição de trabalhadores, envolvendo uma série de considerações, abordagens e planificação de um trabalho.

É um processo de conhecimento da exposição de trabalhadores, que se inicia com uma adequada abordagem do ambiente (processo, pessoas, tarefas, agentes), e termina com afirmações estatisticamente fundamentadas sobre essa exposição, para que o ciclo da higiene ocupacional possa prosseguir, até o controle dos riscos.

A importância de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com