TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OXIDAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

Os lipídios oriundos tanto da alimentação como da reserva estão na forma de trialcilgliceróis . Estes desempenham um papel extremamente importante como fornecedores de energia nos animais. Os ácidos graxos, energeticamente ricos, são ácidos orgânicos de cadeia longa, possuindo de 4 a 36 átomos de carbono. São formados por um único grupo carboxila e uma cauda hidrocarbonetos apolar, que confere aos lipídios sua natureza oleosa e gordurosa e, portanto, são insolúveis em água. Os ácidos graxos não ocorrem nas células livres, mas sim em formas covalentemente ligadas a diferentes classes de lipídios, a partir dos quais eles podem ser liberados por hidrólise química ou enzimática.

Os trialcilgliceróis são formados por uma molécula de glicerol unida a três cadeias de ácidos graxos, que são os constituintes básicos dos lipídios. Cerca de 95% da energia biologicamente disponível dos trialcilgliceróis reside nos seus três ácidos graxos e apenas 5% desta energia é fornecida pelo glicerol. O glicerol pode ser convertido a diidroxiacetona fosfato e entrar na gliconeogênese ou na via glicolítica.

A beta-oxidação ocorre nas mitocôndrias e consiste na degradação gradativa dos ácidos graxos até acetil-CoA. A liberação de energia contida nos ácidos graxos só ocorrerá no interior das mitocôndrias (matriz mitocondrial) onde eles se oxidam.

Entretanto, como a membrana da mitocôndria não permite a entrada direta do ácido graxo, este terá que ser ativado e passar pela membrana através do transportador acil-carnitina/carnitina.

Etapas da oxidação do ácido-graxo:

1) Lipólise - trialcilglicerol é clivado em 3 moléculas de ácido graxo e 1 glicerol através de lipases.

2) Ativação do ácido graxo pela ação da acil-CoA sintetase em Acil-CoA graxo. Esse processo é irreversível, ocorre no ________________ e tem o gasto de ___ ATPs.

3) Introduzir o ácido graxo ativado (acil-CoA graxo) no interior da matriz mitocondrial para sofrer oxidação e para isso é utilizado um sistema específico de transporte ( ____________________________ ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com