TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE BIOQUIMICA PARA ENGENHARIA QUÍMICA

Por:   •  4/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

 RESUMO DO ARTIGO “PROSPECÇÃO DE FUNGOS DA CAATINGA PRODUTORES DE ANTIBIÓTICOS”

Jordana Alves

Mayara Siqueira

Sara Vidigal

O termo antibiótico é definido como substâncias sintetizadas por microrganismos com a capacidade de inibir o crescimento ou destruir outros microrganismos, além de metabólitos secundários de plantas, que apresentam atividade antimicrobiana. Os primeiros relatos do uso dessas substâncias pelo homem são muito antigos, porém, o primeiro metabólito fúngico de notória eficácia foi a penicilina, substância sintetizada pelo fungo Penicilliumchrysogenun, com capacidade de inibir o crescimento bacteriano.

Nos últimos anos, o surgimento de novos alvos bacterianos, a evolução de doenças infecciosas e o desenvolvimento de resistência aos antibióticos pelas bactérias patogênicas, geraram o retorno do interesse em novas classes de substâncias com atividade antibiótica. Dentre todos os fatores que apontam a necessidade por novas classes de antibióticos, o considerado mais relevante é a demanda por novos agentes antifúngicos de ação mais rápida e mais eficiente.

 Atualmente, pesquisadores têm voltado atenção para fontes ainda pouco investigadas, como microrganismos marinhos, extremófilos, endofíticos do Bioma Caatinga, a prospecção de fungos da Caatinga para produção de compostos traz uma enorme expectativa na descoberta de novos fármacos e uma nova perspectiva para a prospecção biotecnológica no semiárido no qual este trabalho baseia-se.

          A coleta de microrganismos para esta pesquisa foi realizada em uma área úmida da Caatinga, onde foram coletadas amostras de folhas de plantas e solo, estas amostram foram mantidas em um recipiente contendo 1ml de solução salina. O liquido superficial presente foi depositado na superfície de cada placa de Petri contendo 20 ml de meio de cultura. As placas foram incubadas por 72h a 37ºC. Todos os materiais utilizados foram autoclavados a 121ºC e 1 atm.

        As colônias que se desenvolveram nas placas foram transferidas para a purificação, inoculando-as em um ponto distinto de uma nova placa contendo 20 ml do meio de cultura, totalizando 4 inóculos de diferentes colônias por placa, em seguida foram incubados até a produção de esporos fúngicos. Os fungos que apresentaram melhor desempenho de crescimento foram armazenados em geladeira na forma de coleção.

        Após a obtenção de fungos cultivados na forma de coleção, iniciou-se o cultivo em meio de aveia para a produção de metabólitos em um vidro âmbar. Em seguida foram armazenados por 120h a 37ºC. A extração destes metabólitos foi realizada utilizando o clorofórmio como solvente de extração.

        Para a realização dos testes antibiograma foram utilizados duas cepas de bactérias, gram positiva (Staphylococcus aureus ATCC 25923) e gram negativa (Escherichia coli ATCC 25922), que passaram por uma diluição seriada de 10-6 para contagem das Unidades Formadoras de Colônias (UFC). Para o teste das atividades antimicrobianas foram utilizados 10 microlitros de cada extrato, como controle positivo adotou-se os discos contendo 10 microlitros de amoxicilina. Em uma placa de petri contendo o meio ADCM foram distribuídos 1 ml de solução bacteriana, em seguida os discos foram inseridos sobre o inóculo bacteriano e encubados a 37ºC por 12h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com