TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS

Os compostos orgânicos nitrogenados são moléculas orgânicas que apresentam em sua constituição o heteroátomo nitrogênio. O conjunto de átomos que possui o nitrogênio como heteroátomo é o grupo funcional da molécula. Ou seja, as funções orgânicas nitrogenadas são aquelas que tem nitrogênio, além de carbono e de hidrogênio. São comuns também encontrar funções contendo o oxigênio, afinal, todos eles são chamados de elementos organógenos.

As funções orgânicas nitrogenadas mais simples e também mais importantes são:

AMINA

Denomina-se amina todo composto orgânico derivado da amônia (NH 3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos substituintes orgânicos (cadeias carbônicas).

Classificação das Aminas

• Quanto ao número de radicais:

 Aminas primárias: um hidrogênio substituído por radical orgânico;

Fórmula geral:

 Aminas secundárias: dois hidrogênios substituídos por radicais orgânicos;

Fórmula geral:

 Aminas terciárias: três hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.

Fórmula geral:

• Quanto ao tipo de cadeia carbônica:

 Aminas alifáticas (abertas);

 Aminas aromáticas (fechadas).

• Quanto ao número de grupos amina na molécula:

 Monoaminas;

 Diaminas;

 Triaminas.

Nomenclatura das Aminas

Os nomes das aminas são formados com a terminação “AMINA”. Porém, são utilizados nomes especiais para as aminas aromáticas.

Importância da Amina nas nossas vidas

O grupo amino, além de estar presente em muitos nutrientes, drogas e estimulantes, anestésicos e antibióticos (penicilina), aparece em alimentos e em nosso organismo, formando as substâncias mais importantes para a vida: os aminoácidos, que são partículas que formam as proteínas. As vitaminas, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, também são aminas.

O principal componente responsável pelo odor do peixe podre é a trimetilamina. E a putrescina e cadaverina são formadas através da decomposição de cadáveres humanos.

Nas industrias, a amina normalmente é usada na fabricação de diversos sabões, em sínteses orgânicas e na vulcanização da borracha. Particularmente, as aminas aromáticas são extremamente importantes na fabricação de corantes.

Existem várias aminas que aumentam a atividade do sistema nervoso, elevam o ânimo, provocam diminuição da sensação de fadiga e reduzem o apetite, sendo por isso, usadas como estimulantes (energizadores fracos). Elas são denominadas genericamente de anfetaminas, o uso dessas substâncias provoca dependência. Uma amina muito comum em nosso dia a dia, que age como um estimulante brando, é a cafeína presente no café, no chá, no pó de guaraná e ainda em alguns refrigerantes e antigripais. A morfina também apresenta em sua estrutura a amina, que é responsável por aliviar dores intensas.

Outras substâncias de grande poder estimulante que apresenta o grupo amina em sua estrutura é a cocaína e nicotina.

AMIDA

Denomina-se amina todo composto orgânico derivado da amônia (NH 3), pela substituição de um hidrogênio por um grupo acila.

Classificação das Amidas

Sua fórmula geral é: , ou abreviadamente,  CONH2.

As amidas não são como as aminas, ou seja, não são comuns serem classificadas como secundárias e terciárias, porém são comuns ter radical aquila ou arila no nitrogênio.

A letra N (maiúscula) indica o nitrogênio.

Pórem, são comuns também amidas secundárias cíclicas, que são denominadas IMIDAS.

Nomenclatura das Amidas

Os nomes das aminas são formados com a terminação “AMIDA”.

Importância da Amida nas nossas vidas

A amida mais importante nas nossas vidas é a diamida do ácido carbônico, também denominada ureia. A ureia é usada como fertilizante químico, na alimentação do gado, como estabilizador de explosivos, matéria-prima para produzir plásticos e medicamentos (sedativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com