TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autofagia para sobrevivencia

Por:   •  2/11/2016  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 3

                

        

AUTOFAGIA PARA A SOBREVIVÊNCIA

Felipe Marafon

FIORAVANTI, Carlos. Autofagia para a sobrevivência: A manipulação da autodigestão celular inspira novas estratégias para combater doenças. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.

Carlos Fiovaranti é um editor especial da revista Pesquisa Fapesp e escreve como jornalista sobre ciência, ambiente e tecnologia desde 1985. Realizou projetos de pesquisa sobre mídia e mudanças climáticas no Brasil e na Inglaterra e sobre desenvolvimento de fármacos no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica (2003, 2004 coautor, 2006, 2008 e 2014) e o The Stop TB Partnership Award for Excellence in Reporting on Tuberculosis (2009).

        O texto começa com o autor dando um breve conceito de autofagia, que é momento    em que nossas células se digerem e se renovam, desfazendo e reaproveitando proteínas, por meio de um mecanismo biológico. Vista antes apenas como um processo de morte celular, essa forma de autodestruição seletiva de componentes celulares mostra-se agora como um artifício de sobrevivência dos organismos. Como aparentemente pode ser acelerada ou retardada, a autofagia tornou-se uma estratégia nova para combater doenças e prolongar a vida das células.

        No Brasil, existem pesquisas sobre a autofagia. Na Universidade de São Paulo (USP), foi-se testado um composto extraído de raízes e folhas de um arbusto da Mata Atlântica, a pariparoba, contra uma linhagem de células humanas de tumor de cérebro que cresciam em um meio de cultura apropriado, mantido em laboratório.

        Os resultados que ele        colheu indicaram que esse composto pode estimular a autofagia nesse tipo de tumor, chamado glioma, e acionar os caminhos bioquímicos que levam não só à reciclagem, mas também à morte celular.

        Já na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) uma equipe tem estudado os efeitos do resveratrol, composto natural encontrado na casca de uva, frutas vermelhas e

amendoim, sobre a vida e a morte das células. Foram comparados os efeitos de resveratrol e da temozolomida, um dos principais medicamentos usados contra gliomas que, já se sabia, pode induzir à morte por autofagia. O estudo, em fase final de redação, indicou que o ingrediente da casca de uva (principalmente às escuras) estimula os dois mecanismos de morte celular, a autofagia e a apoptose, em culturas de células humanas tumorais.

Na minha opinião, o autor soube descrever muito bem o conceito do assunto e os estudos realizados em território brasileiro e alguns outros estrangeiros. O artigo utiliza muitas imagens, para exemplificar a “ faxina” realizada no interior das células e para mostrar quais frutas podem estimular o processo da autofagia. ´

É uma excelente leitura para estudantes e especialistas na área da biologia celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com