TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem Orgânica

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Compostagem Orgânica

   Em tempos passados até mesmo sem se darem conta, as pessoas desenvolviam em suas próprias hortas, nos quintais de casa compostos orgânicos para uso no solo, assim melhoravam e muito o desenvolvimento de suas plantas.Com o passar do tempo, estes fertilizantes naturais foram gradativamente substituídos por adubos químicos, os quais muitas vezes podem gerar danos ao meio ambiente e especialmente à nós seres humanos, que consumimos diariamente os alimentos ora “enriquecidos” com estes fertilizantes químicos.

O que é composto Orgânico? Do que é feito?

   O composto orgânico é desenvolvido a partir de uma mistura de diversas fontes naturais, tais como restos vegetais oriundos tanto das lavouras quanto de cozinhas, conta-se também com estercos de animais, aparas de capim, serragem, entre outros.

   O processo de compostagem se dá basicamente pela ação dos micro-organismos sobre a mistura de todos esses materiais que são colocados para decompor, passando por processos bioquímicos. Esses micro-organismos utilizam esse material como fonte de energia e absorvem minerais e carbono o qual aumenta a sua temperatura que fica entre 50º C e 70º C. Esse processo dura em torno de 90 dias, o qual nesse período ocorre a degradação do material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e material orgânico utilizável pelas plantas. O material deve ser constantemente revolvido para aumentar a entrada de ar e sua umidade deve ser correta, no caso de clima quente a ação microbiana aumenta e o processo poderá ser mais acelerado.

   O composto orgânico pode ser feito tanto em propriedades rurais, que se dá em forma de grandes leiras e até mesmo em casa utilizando latas, caixas sem fundo direto no chão, ou em vasilhas específicas.

   Os resíduos devem ser colocados de forma alternada, forra-se o chão com capim, depois coloca-se uma camada de serragem, uma de esterco em seguida uma de material orgânico, outra de esterco e por fim cobre-se com capim; As próximas camadas serão dispostas dessa forma.

   A recomendação da EMBRAPA é que seja utilizado 75% de restos vegetais para 25% de esterco animal.

   Seguindo corretamente os passos do processo de compostagem e mantendo a devida atenção por todo o período necessário, se obterá um adubo de qualidade, livre de produtos químicos, preservando o meio ambiente, a saúde, e contribuindo para um planeta sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com