TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO 2

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

ENGENHARIA AGRONÔMICA 1/2018

GABRIEL SANTOS ALVES

ESTUDO DIRIGIDO 2

SETE LAGOAS- MG

2018

QUESTÕES

Questão 1– Quais as vantagens da presença do núcleo?

As vantagens da presença do núcleo são: a maior proteção do material genético, maoir eficiência das reações que envolvem o DNA ( melhora o metabolismo).

Questão 2– Por que podemos afirmar que o tamanho do nucléolo indica o nível de metabolismo de uma célula? Explique.

Porque no nucléolo ocorre a construção dos ribossomos e síntese do RNA ribossômico. Quanto maior o tamanho do nucléolo, maior a síntese protéica.

Questão 3 – Por que a deleção de uma base nitrogenada pode, em algumas ocasiões levar a produção de uma proteína completamente diferente, enquanto em outras ocasiões não irá impactar?

Porque muitos aminoácidos podem ser codificados por mais de um códon, condição que faz com que se diga que existe uma "degeneração" no código genético. Os códons que codificam um mesmo aminoácido são denominados "sinônimos".

Questão 4 – Quais as diferenças entre DNA e RNA?

O DNA é constituído de duas fitas anteparalelas e complementares entre si. O RNA possui cadeia simples. No DNA existe a adenina, timina, citosina, e guanina. No RNA existe adenina, uracila, citosina, e guanina. O tipo de açúcar no DNA é a desoxiribose e no RNA é a ribose.

Questão 5 – Os processos de transcrição e tradução ocorrem durante a intérfase? Explique.

Durante a intérfase, a célula aumenta de tamanho, duplica seu material genético, faz transcrição (produção de RNA) e tradução (síntese de proteínas).

Questão 6- O que é o processamento do RNA? Onde ele ocorre? Para que serve?

O processamento do RNA é uma série de modificações que os transcritos primários sofrem para se converter em RNA funcionais. Nele há remoção dos íntrons e agregação duas estruturas chamadas de CAP (direcionador da síntese protéica) na extremidade 5' e Poli- A (preservar o RNA) na extremidade 3' da molécula. Isso para que os RNAm possam sair do núcleo e funcionar no citosol.

Questão 7–  Por que as respostas internas desenvolvidas pelos receptores associados a proteína G são conhecidos como “cascata de sinalização”?

Normalmente as proteínas G amplificam os sinais. Conseguem fazer isso porque só é necessário uma para ativar muitas unidades da enzima; cada uma das quais, por sua vez, produz numerosos segundos mensageiros.

Questão 8– Caso a membrana citoplasmática fosse tratada com uma droga que a impermeabiliza-se, isso teria algum impacto na comunicação celular?

Sim, pois os receptores da membrana que dão origem as vias de sinalização intracelular (proteínas) podem ser afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com