TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Lipídeos

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

1) Entre ácido α-linoléico, 18:3(Δ9,12,15), ácido oléico, 18:1(Δ9), e ácido esteárico,

18:0, qual deles teriam ponto de fusão maior e qual teria o menor? Explique.

(0.1 ponto)

Maior ponto de fusão: ácido oléico, 18:1(Δ9). Quanto maior o número de insaturações, mais dobras a cadeia carbônica vai ter. Assim, as interações intermoleculares não serão tão intensas, comparado a cadeias menos dobradas que formas agregados mais compactos/empacotados. Para cadeias mais saturadas, precisa-se de muito mais energia para fazer com que o composto liquidifique, já que as interações são muito fortes e fazem com que a tendência seja formar agregados mais compactados.

2) O que os pontos de insaturação causam na estrutura do ácido graxo e quais são as conseqüências dessas dobras nos ácidos graxos de membrana

plasmática. (0.1 ponto)

Causam "dobramentos" nas cadeias de ácido graxo. Como essa perda da linearidade faz com que as interações entre as cadeias diminuam, a membrana vai ficar mais fluida. Isto é, os fosfolipídeos por exemplo, ficam mais soltos e menos rígidos.

3) Explique como lipossomas podem ser explorados farmacologicamente. (0.1

ponto)

Os lipossomos são formados por lipídeos que podem ser incorporados às membranas, fazendo com que o material que fica no interior da bicamada possa ser "entregue" à célula. Sendo assim, torna-se viável como forma de transporte de princípios ativos, já que, como membranas possuem características específicas, o lipossomos pode ser direcionado. Isso aumenta a especificidade na direção do fármaco aumentando da segurança do transporte possibilita a diminuição de interações/reações do fármaco até chegar no tecidos alvo.

4) Por que os lipídeos são moléculas são considerados moléculas anfipáticas e

qual a vantagem dessa característica? (0.1 ponto)

Porque possuem regiões polares e apolares. A vantagem se dá no aumento de possibilidade de interações , que permite formar, por exemplo, áreas de maior e menor polaridades nas membranas, fazendo com que sejam necessários transportes específicos para a maioria das moléculas. Além disso, lipídios também podem agir como emulsificadores, aumentando a interação com moléculas muito polares.

5) Quais as diferenças estruturais entre um esfingofosfolipídeos e um

fosfolipídeo? (0.1 ponto)

O esfingofosfolipídeo apresenta em sua estrutura uma cadeia grande de esfingosina e do fosfato que está ligado a uma colina. Os fosfolipídeos englobam esfingofosfolipideos e glicerofosfolipideos.

6) Cite duas funções fisiológicas dos eicosanóides derivados do ácido aracdônico e cite como essa via pode ser alvo de drogas não esteroidais. (0.1 ponto)

Coagulação e inflamação.

As drogas não esteroidais inibem a formação de prostaglandina e tromboxano. Assim,pode atuar diminuindo a dor e febre, por exemplo, que podem estar associados a um processo inflamatório.

7) Por que o Ômega-3 e/ou -6 são lipídios benéficos a nosso metabolismo? (0.1 ponto)

Eles originam moléculas que estão associadas a funções importantes no funcionamento da célula. Um desequilíbrio desses AGPIs na dieta pode gerar risco de doenças cardíacas.

8) As peçonhas de uma espécie de cascavel (Crotalus adamanteus) e a da naja da Índia contêm a fosfolipase A2, que catalisa a hidrólise de ácidos graxos na posição C-2 dos glicerofosfolipídeos. O produto da degradação do fosfolipídeo dessa reação é a lisolecitina (lecitina é a fosfatidilcolina). Em altas concentrações, esse e outros lisofosfolipídeos atuam como detergentes, dissolvendo as

membranas dos eritrócitos e lisando as células. A hemólise em grandes

proporções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com