TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de Tampões

Por:   •  26/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma pesquisa sobre os principais tampões responsáveis pelo pH do sangue e construa um mapa mental relacionando todos os mecanismos requeridos para a sua manutenção, em especial o tampão bicarbonato/ácido carbônico, hemoglobina, pulmões e rins.

São substâncias que são capazes de resistir as mudanças no pH quando pequenas quantidades de ácido ou base são acionadas, realizando assim a manutenção do pH nos seres vivos, por meio da adição de ácido á soluções básicas e de base à soluções ácidas.

Exemplos de Tampões
Acetato: CH3-COOH + CH3-COONa
Bicarbonato: H2CO3 + NaHCO3
Fosfato: H2PO-4 + NaHPO4
Amônia: NH4OH + NH4Cl

Mecanismo de ação dos tampões: adicionar ácido á soluções básicas e adicionar base à soluções ácidas

Sistema tampão: consistem em um ácido fraco (H+- doador de prótons que não se dissocia totalmente em água) e sua base conjugada (OH- - receptor de prótons)

  • Ao haver essa associação, o número de prótons livres cairá e o pH diminuirá, em função da base conjugada;
  • Nem todos os prótons (a maioria) se associam a base por causa da constante de equilíbrio que rege o equilíbrio químico;
  • Quanto menor o pH, mais fraco é o ácido;

Poder tamponante: quantidade de ácido forte que é necessário adicionar para fazer variar o pH de uma unidade, pois a ação tamponante está restrita à uma faixa de pH, saindo dela (para meio básico ou ácido) o pH será alterado.

Eficiência do tampão:

  • Proximidade do pH em que há 50% de dissociação: há um valor de pH (característico de cada tampão considerado) onde exatamente 50% do ácido inicial está associado e os 50% restantes estão em forma de base conjugada, onde o sistema-tampão está na sua eficiência máxima. Na faixa de uma unidade acima ou abaixo ele ainda é eficaz, fora disso, deixa de atuar como tampão.
  • Concentração: soma das concentrações do ácido e da base conjugada. A concentração de um tampão é mantida em qualquer valor de pH, o que aumenta ou diminui é a concentração do ácido ou da base, conforme necessário

Titulação: no início o ácido acético está pouco ionizado e a medida que se adiciona base, a ionização aumenta

Concluindo, dissociando um ácido ao adicionar um álcali (substância com características básicas) ou associando uma base conjugada e um próton ao se adicionar um ácido forte, o sistema-tampão evita variações severas de pH.

Região de tamponamento: zona onde uma certa quantidade de H+ ou OH- adicionada ao sistema tem muito menos efeito do que se for adicionada fora dessa zona

Tampão bicarbonato: regulação extracelular constituída pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3 – ácido fraco), que mantém o pH do sangue numa "faixa segura" compreendida entre 7,35 e 7,45, resistindo as variações de pH para cima (alcalose) ou para baixo (acidose) desses valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com