TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA

Por:   •  1/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
ENFERMAGEM
[pic 1]

Carolina Martins Pereira

Emanuely Tanguare Oliveira

Gheisa Ferreira Araujo

Ludmylla Sanchez Lemes

2 ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA  

DIVINÓPOLIS
2022

Carolina Martins Pereira

Emanuely Tanguare Oliveira

Gheisa Ferreira Araujo

Ludmylla Sanchez Lemes

2 ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA  

Trabalho para obtenção de créditos na primeira etapa da disciplina de Bioquímica do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis. Sob orientação da professora Grazielle Ribeiro Goes.

DIVINÓPOLIS
2022

CARBOIDRATOS: ESTRUTURA E FUNÇÃO

[pic 2]

RESPOSTA:  

A – Cetose

B – Aldose  

C – Nenhuma

D – Aldose

E – Aldose

2. Quimicamente, o que acontece para que uma molécula de glicose adquira sua forma cíclica? Quais reações e quais grupos químicos interagem?

RESPOSTA: As moléculas de carboidrato possuem em sua estrutura dois grupos diferente: (álcool + cetona) ou (álcool + aldeído). O que pode acontecer é um oxigênio  da cetona ou do aldeído interagir com uma hidroxila do álcool,  fazendo uma interação intracelular  e tornando a célula cíclica. E dependendo da forma do anel formado, e da quantidade de átomos o composto pode ser chamado de furano ou pirano.

3. O amido e a celulose são polímeros de moléculas de glicose ligadas por seus carbonos 1 e 4. Explique em termos moleculares, porque humanos podem utilizar amido como um nutriente, mas não conseguem utilizar a celulose da mesma forma.

RESPOSTA: O amido é digerido em etapas e quebrados em moleculas menores por meio de enzimas como alfa-amilase, maltose, oligossacarídeos, enzimas intestinais, amilopectina que digerem e absorvem mais rápido, pois se ramificam a cada 30 unidades de glicose. A celulose não pode ser utilizada da mesma forma, pois o ser humano não tem a enzima celulase e com isso a sua absorção é mais demorada, sendo ela uma substância fibrosa, resistente e solúvel a água.

4. O que é uma ligação glicosídica? Quantos dissacarídeos distintos você consegue fazer com duas moléculas de glicose? Quantos peptídeos distintos você consegue fazer a partir de dois aminoácidos? Explique o porquê (com base nas possibilidades de ligações glicosídicas e peptídicas).

RESPOSTA: União de dois monossacarídeos, é uma ligação covalente formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um e a saída de um radical hidroxila de outro. Com 2 moléculas de glicose somente é possível fazer 1 ligação, já que com a ligação ocorre liberação de H2O. Podem ser feitos 40 dipeptideos, uma vez que há 20 aminoácidos e eles podem ligar entre si e entre ele mesmo.

5. O diagnóstico correto de infecções bacterianas muitas vezes envolve a investigação do tipo de bactéria relacionada ao processo infeccioso. Bactérias gram positivas e gram negativas diferenciam-se pelo tipo de parede que envolve suas células. Diferencie-as com base no padrão de proteínas e carboidratos de suas paredes.

RESPOSTA: A bactéria Gram-positiva possui um componente na parede celular que é o peptidoglicano, sendo essa uma parte da massa celular, ligado covalentemente ao ácido lipoteicóico. No entanto as bactérias Gram-negativas são compostas de uma composição química do envelope celular que consiste em fosfolipídios e proteínas, com lipoproteínas e lipopolissacarídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (371.4 Kb)   docx (288.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com