TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PH Importância no Organismos

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo a Wikipédia em químicaph é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou base de uma solução aquosa. Uma boa aproximação geralmente utilizada é o logaritmo na base dez da concentração de íons hidrônio em mol por litro multiplicado por menos um (-1). A rigor, o ph é o logaritmo na base dez da atividade de íons hidrônio em mol por litro multiplicado por menos um (-1). As soluções com valores de ph menor do que 7 são ácidas e soluções com valores maior do que 7 são básicas. A água pura apresenta pH neutro, possuindo um valor de pH igual a 7 em 25 °C, não sendo ácida nem básica. Embora não seja habitual, a escala pode assumir valores abaixo de zero (negativos) ou acima de catorze quando se tratando de bases ou ácidos muito fortes.

 O PH para um melhor funcionamento do corpo humano depende do equilíbrio entre os ácidos e bases. O PH é importante para o sistema imunológico, sendo o ph abaixo da normalidade 7,4, o organismo dar abertura a doenças como vírus, bactéria, fungos que vivem em meio ácido e outras doenças mais graves como câncer por exemplo. A alimentação e o metabolismo interno geram uma quantidade de ácidos livres que devem ser eliminados ou neutralizados para manter o PH do corpo dentro do patrão ideal. Uma alimentação saudável e alcalina previne a hiperacidez que é provocada principalmente pelo abuso de alimentos industrializados, estresse, água ácida.

A Respiração também gera maior fonte de ácido através do dióxido de carbono no organismo humano e sua eliminação é feita pelos pulmões. Outros tipos de ácidos do organismo são conhecidos como não voláteis, pois não podem ser removidos pelos pulmões sendo excretados por vias renais ou neutralizados por substâncias básicas. Os ácidos lácticos e os cetoácidos são os principais ácidos não voláteis do organismo humano.

 O Corpo tem três mecanismos para regular o ph dos fluidos. O mecanismo renal, o sistema de tampão, o mecanismo respiratório. A grande quantidade de ácido é eliminada pelos rins, principalmente sob a forma de amônia. Os rins possuem certa capacidade de modificar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, esse processo demora vários dias. O corpo também utiliza soluções de tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). À medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea, mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos.

À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Em ambos os casos, o efeito sobre o ph é minimizado. O terceiro mecanismo de controlo do ph do sangue, a respiração, envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, conseqüentemente, é produzido constantemente pelas células. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões, onde é expirado. Os centros de controlo respiratório localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controlo da velocidade e profundidade da respiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com