TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os PHs encontrados em nosso organismo são: ∙ Neutro: pH7 (ex: água pura)

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Os PHs encontrados em nosso organismo são:

  Neutro: pH7 (ex: água pura)

  Básico ou alcalinos: Acima de 7

  Ácidos: Abaixo de 7

[pic 1]

O Ph do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45 e contém cerca de 90 a 95% de água) a baixo ou acima dessa faixa surge sintomas e até mesmo doenças como: artrite reumatoide, diabetes, lúpus, tuberculose, osteoporose, hipertensão arterial bem como desenvolvimento da maior parte dos cânceres (a maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4 ,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Sendo que, segundo o Dr.Otto Warburg, o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo e dessa forma, afetam sobremaneira o nosso organismo.

O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em primeiro lugar, sob a forma de amônia os rins excretam o excesso de ácido. Os rins possuem uma capacidade determinada de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido).

Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos á medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea.  À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos.  Nos dois casos, o efeito sobre o pH é minimizado.  O terceiro mecanismo de controle do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células.  O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. No cérebro existem centro de controle respiratório que regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração. A concentração de dióxido de carbono quando a respiração aumenta, diminui e o sangue torna -se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna -se mais ácido.  Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controle respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controle do pH pode produzir mais das principais alterações do equilíbrio ácido-base.

         O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver, além de várias outras consequências como:

  • Diminuição da capacidade de absorção de minerais e nutrientes.
  •  Diminuição da produção de energia em nível celular
  • Redução da capacidade da recuperação das células danificadas
  • Diminuição das capacidades de desintoxicação por metais pesados
  • Favorece o aumento e propagação das células cancerígenas
  • Torna o corpo mais suscetível a cansaços e doenças

Alimentos fornecedores de acidose:

Carnes, ovos, laticínios, alimentos processados como (farinha branca e açúcar), também em bebidas como refrigerantes e café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com