TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel das Vitaminas na Odontogênese

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  19.313 Palavras (78 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 78

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

ODONTOLOGIA

Sonize Alves dos Santos

                                                         

                                                          Bioquímica I

Prof.º Dr. Malson Neilson de Lucena

                                                     CAMPO GRANDE

2018

Dia 08/08/2018

Apresentação da Disciplina / Avaliação / Revisão de Bioquímica / Introdução ao Problema 01

Bioquímica: estuda a química dos seres vivos. Dentro da bioquímica se estuda todos os processos que envolvam o uso, a remodelação, a construção e a utilização em forma de energia das moléculas que são utilizadas pelo nosso organismo.

Essa disciplina é de suma importância para o melhor entendimento de outras disciplinas como a Fisiologia, Patologia, Farmacologia, entre outras. Assim como compreender melhor todas as disciplinas da área clínica (importantes para o diagnóstico, prevenção, tratamento e cura de doenças).

Avaliação e Revisão de Bioquímica: quiz dinâmico e interativo, para avaliar o conhecimento e tirar algumas dúvidas. Perguntas como, por exemplo:

“Escorbuto é uma doença que tem como principais sintomas hemorragia nas gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes. É causada pela carência de uma vitamina. Qual é a vitamina?”

a) Vitamina E

b) Vitamina C

c) Vitamina A

Resposta: Vitamina C.

Problema 1: Pedro deu entrada no hospital desidratado e por isso foi reidratado com soro fisiológico, que é uma solução de Nacl 0,9%. Sua mãe relatou que ele havia ingerido acidentalmente comprimidos de ácido acetilsalicílico. Foi constatado que Pedro apresentava alcalose respiratória e acidose metabólica, com pH = 7,08. A mãe de Pedro estava ansiosa, apresentou hiperventilação e desmaiou.

Pesquisar:

Desidratado / Desidratação - a desidratação é caracterizada quando a perda de líquido no organismo é maior que a quantidade de líquido ingerido. Consequentemente, ocorre diminuição do volume sanguíneo circulante e mudança nos tecidos. Nessa perda de água, perde-se também os sais minerais nela diluídos, sobretudo sódio e potássio, gerando um desiquilíbrio eletrolítico. A água retida no organismo fica acumulada no interior dos vasos, nos espaços intercelulares dos tecidos e no interior das células. Quando o organismo perde água da corrente sanguínea, o corpo compensa essas perdas transferindo água dos espaços intercelulares e do interior das células para os vasos, mas isso é um recurso limitado e o corpo passa logo a sentir as consequências da desidratação

Reidratado / Reidratação – reposição de líquidos no organismo, por via enteral ou parenteral, em situações de desidratação. Em casos leves ou moderados, pode-se tratar a desidratação apenas ingerindo líquidos, em caso de urgências, primeiro se restauram o volume do sangue e líquidos corporais e em seguida, determinam a causa da desidratação.

Soro Fisiológico Nacl 0,9 % - O soro fisiológico é uma solução salina, isotônica em relação aos líquidos corporais, estéril e com fins medicinais. Contém 0,9 % de Nacl (cloreto de sódio) em massa, dissolvidos em água destilada, ou seja, em 100 ml de solução aquosa encontram-se presentes 0,9 g do sal. Dessa forma, a cada 100 ml de soro fisiológico, 0,354 g de Na+ (sódio) e 0,546 de cl (cloro) estarão contidos, em um pH = 6,0. Possui uma variedade de aplicações, tendo uso em higienização nasal em pacientes com gripe ou quadros alérgicos, útil na limpeza de ferimentos, higienização de lentes de contato, queimaduras, preparados para microscopia em laboratórios, etc. Por via parenteral, é indicado na reposição de líquido e eletrólitos, auxiliando na melhora de sintomas e/ou causas associados à desidratação.

Aspirina – a ácido acetilsalicílico ou AAS, conhecido popularmente como aspirina, nome de uma marca que se tornou de uso comum, é um fármaco da família dos salicilatos.

Alcalose Respiratória – A alcalose respiratória é a diminuição primária da PCO2 (hipocapnia) decorrente de aumento da frequência e/ou do volume respiratório (hiperventilação). O aumento da ventilação ocorre, em geral, como resposta fisiológica a hipóxia, acidose metabólica e aumento de demandas metabólicas (por ex. febre) e, dessa forma, está presente em várias condições graves. Dor, ansiedade e algumas doenças do SNC podem aumentar a respiração sem uma necessidade fisiológica. A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica. A definição se baseia no grau de compensação metabólica. Excesso de HCO3- é tamponado pelo H+ extracelular dentro de minutos, mas a compensação mais significativa ocorre em 2 a 3 dias, na medida em que os rins diminuem a excreção de H+.

Acidose Metabólica – a acidose metabólica é o acúmulo de ácido decorrente de aumento da produção ou da ingestão de ácido, de diminuição da excreção de ácido ou de perdas de HCO3- renais ou gastrointestinais. Ocorre acidemia (pH arterial < 7,35) quando a sobrecarga de ácido ultrapassa a compensação respiratória. As causas são classificadas por seu efeito sobre o intervalo de ânions.

Hiperventilação – a hiperventilação é definida como um ritmo e uma profundidade de respiração exagerada para as necessidades do corpo em um momento específico. O corpo utiliza como seu “marcador” para uma respiração adequada o CO2. O efeito mais importante da hiperventilação então, é realizar uma queda na produção de CO2. Isto, por sua vez, leva a uma redução do conteúdo ácido do sangue, o que conduz ao que é conhecido como sangue alcalino. São estes dois efeitos (uma redução de CO2 no sangue e um aumento da alcalinidade do sangue) que são responsáveis pela maioria das mudanças físicas que ocorrem durante a hiperventilação.

Desmaio – síncope, conhecida popularmente como desmaio, é a perda de consciência (PC) súbita e breve com perda do tônus postural, seguida de restabelecimento espontâneo. A maioria das síncopes resulta de fluxo cerebral insuficiente. Alguns casos envolvem fluxo adequado, porém substratos cerebrais (O2, glicose ou ambos) insuficientes.

Questões:

1) Por que foi utilizado soro fisiológico ao invés de água?

R: Porque, nesse caso, houve perda de sais minerais e somente a água não seria o suficiente para repô-los, então usa-se o soro, justamente pela sua composição de 0,9 % de Nacl, dissolvido em água destilada, o que o torna capaz de auxiliar na melhora da desidratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (614.7 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com