TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Termômetros

Por:   •  23/7/2019  •  Seminário  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Termômetros

Resumo

Este trabalho procura mostrar os mais conhecidos e mais usados termômetros no qual falarei sobre seu funcionamento, o que ele mede e qual a faixa de temperatura que o termômetro mede. Existem diferentes termômetros e diferentes formas de construção do aparelho, aplicação e funcionalidade para cada dispositivo no qual cada um tem um segmento específico, usando das maneiras mais variadas seja medindo a temperatura de fornos, chaminés de gás de combustão, temperatura do ambiente, do forno industrial ou até mesmo em processos químicos.

Introdução

O termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou variações de temperatura. Que nada mais é que o grau de agitação térmica das partículas medidas eles podem ser feitos de materiais sensíveis ao calor, um exemplo é o mercúrio, que apresenta mudança de massa visualmente perceptível mas também existem aparelhos digitais, que possuem um termorresistor, um componente que muda sua resistência elétrica de acordo com a temperatura a que foi submetido, e a partir de um dispositivo eletrônico ou computador que é responsável por converter essa variação de resistência em graus é feita a medição da temperatura. Esses aparelhos (fabricados no Brasil) normalmente respeitam a escala termométricas mais utilizada na região a escala Celsius que varia de 0°C à 100°C. Existem outras duas escalas nas quais são as Fahrenheit (32°F a 212°F) e a Kelvin (273°K a 373°K).

[pic 1]

Termômetro de gás

        O termômetro de gás ou de volume constante tem como função medir a temperatura através da leitura da pressão do gás preservado à volume constante.
Medindo a pressão com um manómetro, pode inferir-se a temperatura a partir da equação dos gases perfeitos. Os materiais do termómetro não podem sofrer dilatações apreciáveis no intervalo de temperaturas que vão medir, para que o volume não se altere e não se introduzem erros na medição. Este termómetro proporciona um dos métodos mais rigorosos para medição de temperaturas no intervalo de 2,5 K a 1300 K.

Nestes termômetros usa-se como ponto de referência a temperatura do estado em que se encontra em equilíbrio os três estados físicos da água sólido, líquido e gasoso.

[pic 2][pic 3]

Termômetro de Resistência

        Os termoresistores são usados principalmente para refrigeração de alimentos e compostos químicos, fornos de fusão (produção de metais e ligas, usinas nucleares, aquecedores, fornos elétricos, microondas, freezers e geladeiras). São sensores que se baseiam no princípio de variação da resistência ôhmica em função da temperatura. Elas aumentam a resistência com o aumento da temperatura. Seu elemento sensor consiste de uma resistência em forma de fio de platina de alta pureza, de níquel ou de cobre (menos usado), encapsulado num bulbo de cerâmica ou vidro. Estes termômetros têm a capacidade de medir a temperatura de até 150°C

Diferença de materiais na composição:

A diferença de material que compõem o termômetro influencia diretamente na capacidade das medidas que consegue computar. Abaixo tem exemplos dos materiais e o Gama em que ele mede em °C.

Termoresistência

Gama de medida (ºC)

Platina, Pt

-258 a 900

Níquel, Ni

 -150 a 300

Cobre, Cu

-200 a 120

Termometro de resistencia digital[pic 4]

Termômetro de termopar

Destes termômetro têm vários materiais que podem construir-lo tornando-o mais eficaz para medir uma faixas de temperatura diferente que variam entre -270 graus até + 2320 graus Célsius. Funciona com uma das extremidades de suas junções chamamos de junta quente e, a outra extremidade onde ligamos os aparelhos ou cabos de compressão é chamada de junta fria. A quente quando submetida a uma fonte de calor faz com que seja gerada uma tensão pequena, na casa dos mili volts, que é proporcional a sua junta fria, este efeito é chamado de Seebeck. Segue abaixo a tabela do material e o Gama de temperatura:

Tabela de termopares[pic 5]

Termômetro de Radiação

Atualmente são utilizados os termômetros de radiação que atuam a grandes distâncias, isto é, sem contato com o objeto. São usados nos satélites meteorológicos para a obtenção da temperatura na atmosfera e na superfície da Terra e podem medir temperaturas entre -50oC e 3000oC. Também são usados em equipamentos de visão noturna sendo possível identificar pessoas, animais e até vegetais mais quentes que outros em uma floresta. A essa técnica dá-se o nome de termografia. Pode ser utilizado para a medida de temperatura de qualquer sistema que emite radiação eletromagnética na forma de luz visível ou radiação infravermelha. O termômetro infravermelho, também conhecido como termômetro a laser, é composto por um laser, que auxilia no posicionamento do sensor para realizar a leitura do objeto, possui ainda uma lente óptica e um sistema de amplificadores e filtros que transmitem a radiação do corpo até um medidor que emite uma resposta proporcional a radiação que pode ser associada a temperatura da superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (780.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com