TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de vinagre caseiro com base no limão siliciano

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Tema: Produção de vinagre caseiro com base no limão siliciano

  1.  Delimitação do tema: Este estudo será feito na localidade de Angonia, distrito de Angonia, província de Tete no ano de 2018 no período da maturação massiva do limão entre os meses de Abril a Julho.

  1. Problematização:

Segundo o povoado da localidade de Angonia, lamenta-se a existência de muitos limoeiros com uma produção enorme em que o seu proveito é insignificante. A parte de limão inaproveitável chega a degradar-se e provoca mau cheiro, consequentemente, provocando a poluição do meio ambiente e até doenças à própria população.

A produção do vinagre dá-se por dois processos bioquímicos, ambos resultantes da acção de microrganismo (Takaomi et al, 1991; SOKOLLEK et al. 1998; LU et al. 1999, BORTOLINI et al 2001).

Os compostos voláteis contidos no vinagre assume importância no aroma e podem ser determinados através da análise sensorial (CHARLES et al, 2000; AQUARONE et al, 1983).

Contudo, apela-se à comunidade envolvente para encontrar meios eficazes com vista a evitar os desperdícios de limão, e uma das formas encontradas para a conservação de limão é a produção de vinagre, estas e outras questões nos fazem a chegar à seguinte pergunta:

De que maneira se produz o vinagre caseiro usando limão siliciano?        


 Objectivos:

  • Geral:
  • Produzir vinagre caseiro a partir de limão siliciano.
  • Específico:
  • Identificar técnicas caseiras de produção de vinagre natural;
  • Explicar as vantagens da produção de vinagre natural usando limão,
  • Aplicar as técnicas caseiras para a produção do vinagre com base no limão.

1.5. Hipóteses:

  • É possível produzir vinagre na base do limão usando técnicas caseiras.
  • A produção de vinagre usando limão tem suas vantagens no seio da comunidade.
  • A aplicação de técnicas caseiras ajuda a produzir vinagre com base no limão.

1.6. Justificativa:

A ideia da produção deste projecto surge para responder as necessidades das populações que vivem na localidade de Angonia, distrito de Angonia, visto que estas populações têm muitos limoeiros com uma produção enorme de limão que chega a apodrecer por falta de conhecimento para sua conservação. Esta situação leva ao desperdício do próprio limão, por isso, o uso da técnica de produção de vinagre na base do limão pode vir a melhorar o tempero dos alimentos sem precisar de gastar avultados somas de valores monetários na compra de vinagre na época em que o próprio limão não existe.

Esta técnica é pertinente não só para a comunidade, também para o pesquisador porque vai aprofundar de uma forma sólida o seu conhecimento em matérias de processamento de limão para a produção de vinagre.

1.7. Revisão da Literatura:

Os processos fermentativos são utilizados pelo homem desde a antiguidade, apesar destes povos primitivos não conhecerem os princípios biológicos inerentes à produção ou conservação de muitos dos seus alimentos (AMORIM e LEÃO, 2005).

A produção de vinagre é realizada após a fermentação etanóica, refere se a um processo envolvendo a oxidação do etanol e a formação de ácido acético, com consumo de oxigénio, ocorrendo liberação de grandes quantidades de energia (ZILIOLI, 2011)

O vinagre pode se produzido ao nível caseiro e industrial. A produção caserira acarreta menos custos no que concerne `a sua procura, visto que a matéria-prima e o processamento acontece na comunidade, a industrial não está disponível para toda comunidade rural, `as vezes, percorrem longas distâncias para encontrar serviços comerciais para a sua aquisição.

  1. Metodologias

Esta pesquisa é de natureza aplicada porque envolve verdades e interesses locais, onde para a recolha de dados será necessário a entrevista à comunidade e vai-se basear no guião de entrevista, com vista a apurar a disponibilidade de matéria-prima (limão) e o consumo do produto acabado. Quanto a abordagem do problema é qualitativa porque há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito.

  1. Cronograma

 Descrição de etapas

Abril

Maio

Junho

Revisão da literatura

X

Coleta de dados

X

 

Experiencias  

X

Análise dos  Resultados

X

Entrega do trabalho

 

X


Orçamento

Descrição de etapas

Valores

Revisão da literatura

0,00mt

Coleta de dados

1500,00mt

Experiencias

3500,00mt

Análise dos  Resultados

500,00mt

Entrega do trabalho

500,00mt

Total

6000,00mt

[pic 1]

[pic 2]

DIVISÃO DE ENGENHARIA

ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO MINERAL

Metodologia de Investigação Cientifica (MIC)

Produção de vinagre caseiro com base no limão siliciano Nome:

        Discentes:

  • Abel Milambo
  • Alberto Zunguenee
  • Felicidade Chilundo
  • Rivaldo Sulo

Docente:

  • Aissa Nuro

TETE, OUTUBRO DE 2018.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com