TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RElatorio

Por:   •  30/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEL

PRODUÇÃO DE BIODIESEL

ALINE PINHEIRO CALDAS DE JESUS

ELEANDRA SANTANA ZAMBELLO

HELENILDA RODRIGUES DA CRUZ

MARIANA REGINA DA SILVA

MAYARA STEPHANE DE LIMA ANDRADE

PIRACICABA

2015


 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEL

PRODUÇÃO DE BIODIESEL

[pic 2]

Prof. MSc. Felipe Augusto Godoy

PIRACICABA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. OBJETIVOS        05

3. MATERIAIS E MÉTODOS        06

4. RESULTADOS        07

5. DISCUSSÃO        08

6. CONCLUSÃO        09

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. 1. INTRODUÇÃO

        

O biodiesel é um biocombustível obtido através da transesterificação de triglicerídeos. A principal matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel são óleos de origem vegetal. O biodiesel representa uma diminuição na poluição de duas formas.

Durante sua reação de combustão a quantidade de dióxido de carbono liberada pela queima é menor em relação aos combustíveis fósseis. Além de ser uma fonte de energia renovável.

O biodiesel ainda contribui significativamente para diminuição da poluição da água por que pode ser produzido através do reciclo de resíduos de óleos utilizados em fritura, evitando o seu lançamento em corpos d’ água. Para se ter uma ideia, uma gota de óleo contamina 25 litros de água tornado-a impura para o consumo e causando a disseminação de doenças. Sem contar que materiais de origem graxa são substratos para milhões de micro-organismos patogênicos.

A pesquisa em torno do biodiesel tem mostrado que é possível cultivar vegetais capazes de produzir os óleos, para serem usados no processo de fabricação. A pesquisa tem sido intensa principalmente com óleos de girassol, soja e mamona, em virtude de sua capacidade de produzir óleos que contenham os triglicerídeos de interesse. Por um lado observa-se um fundamento importante, culturas vegetais proporcionam uma ótima absorção de CO2 da atmosfera. Por que as plantas sintetizam o gás transformando-o em energia indispensável para sua vida através da fotossíntese que nada mais é do que uma reação química catalisada pela luz solar, armazenada na forma de carboidratos, e de quebra libera oxigênio na atmosfera, formando assim ciclo combustível–planta. 

  1. GF ZAGONEL, (2000) Curitiba. “Obtenção e caracterização de biocombustíveis a partir da transesterificação etílica em meio alcalino.”

  1. GF Zagonel, PG Peralta-Zamora, LP Ramos, ciência e tecnologia (2003).  “Estudo de otimização da reação de transesterificação etílica do óleo de soja degomado”.

2. OBJETIVOS

Mostrar a reação de transesterificação a partir de óleo vegetal e hidróxido de potássio para produzir biodiesel.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Erlenmeyer 500 ml

Proveta

Vidro de relógio

Espátula

Balança analítica

Hidróxido de potássio

Álcool etílico

Óleo vegetal

Ácido acético

Água destilada

Com auxilio de uma espátula pegamos o hidróxido de potássio colocamos no vidro relógio e pesamos 5g na balança analítica transferimos as gramas para um erlenmeyer de 500 ml e adicionamos 100 ml de álcool etílico, no qual, foi medido em uma proveta, agitamos constantemente, á temperatura ambiente até o desaparecimento do catalisador básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com