TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Leitura e Produção de Textos

Por:   •  8/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

Fixação de Iodo

Saponificação

   

                                                                         Relatório de Leitura e Produção de Textos

                                                                         Professora: Keli Ferriani

Itatiba

2017

EMPRESA TENOR & MARY

AGUÁ  SABÃO & CIA

[pic 2]

ITATIBA

2017

[pic 3]

Sumário

Introdução de fixação de Iodo_______________________________04

Objetivo, materiais e equipamentos e procedimentos ____________05

Resultados e discussões____________________________________06

Conclusão_______________________________________________07

Introdução de Saponificação_________________________________08

Objetivo_________________________________________________09

Procedimento e materiais e equipamentos_______________________10

Resultado e discussões______________________________________11

Conclusão Referências______________________________________12

[pic 4]

Introdução:

Fixação do Iodo

Os lipídios são caracterizados pela baixa solubilidade em água e outros solventes polares e a alta solubilidade em solventes apolares. São conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrofóbicas, das suas estruturas. Todo o processo do metabolismo lipídico vem desta característica hidrofóbica das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (possui cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos. O iodo exibe determinadas propriedades de metais, além de combinar-se com muitos outros elementos, sendo, porém, menos ativo que os demais elementos halogênios, que o removem dos iodetos. O teste do iodo a presença de ácidos graxos insaturados devido a reação de halogenação. Na presença de ligações duplas, o iodo será consumido e a coloração característica de solução de iodo diminuirá a sua intensidade.

As principais classes de lipídios biológicos são: Ácidos Graxos, Tricilglicerois, Glicerofosfolipídios, Esfingolipídios e Esteróides.

[pic 5]

[pic 6]

Objetivo

Identificar a fixação de halogênios nas ligações duplas dos ácidos graxos

Materiais e Equipamentos

Reagentes

Equipamentos e vidrarias

Margarina derretida

Suporte para os tubos de ensaio

Azeite

5 Tubos de ensaio

Água destilada

Banho maria

Amido 1,0g/dl

Pisseta

Óleo de girassol

Procedimentos

 Utilizou-se 4 tubos de ensaio, sendo o “tubo 1” com 5 ml de margarina derretida, o “tubo 2” com 5 ml de Azeite, o “tubo 3” 5 ml de óleo de girassol e o “tubo 4” com 5 ml de água destilada.

Logo após, os tubos retornaram ao suporte e colocado em banho maria por 10 minutos, A foi inserido 10 gotas de lugol a cada uma das amostras e agitou-se.

[pic 7]

Resultado e Discussões

Ao iniciarmos nosso experimento notamos que logo no início estava com uma coloração em cada tubo de ensaio, ao adicionarmos o lugol e agitarmos houve uma pequena mudança de cor. A margarina ficou da cor de papaia, a água da cor de gasolina, o óleo da cor de abobora fraca e o azeite ficou uma abobora, mas forte, assim que ficou no banho maria e retiramos notamos que algumas cores permaneceu e outras mudarão de cor, como, a margarina ficou com uma separação de fase, a água ficou preta, o óleo ficou branco e o azeite da cor de suco de abacaxi.

Essa redução na coloração se deve a reação de halogenação, onde o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. O iodo foi consumido, diminuindo a intensidade da sua coloração.

[pic 8]

[pic 9]

Conclusão

Essa prática nos possibilitou entender mais sobre a estrutura dos lipídios, indo além do que foi exposto em sala de aula.

Através dela, compreendemos o funcionamento do teste do iodo, útil na identificação de ácidos graxos numa solução, pois identifica instaurações.

[pic 10]

Introdução  Saponificação

O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base forte (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum ácido graxo, numa reação chamada Saponificação. Na reação de saponificação o hidróxido de sódio e hidróxido de potássio ataca os tricilgliceróis, deslocando o glicerol e formando sais sódicos ou potássicos, que recebem o nome de sabões.

Com eles possuem uma parte orgânica (longa cadeia carbônica, hidrofóbica) e uma inorgânica (ions provenientes da base, hidrofílico), eles dissolvem a gordura e são solúveis em água. A parte orgânica se liga à gordura dos pratos utensílios domésticos, etc, enquanto a parte inorgânica se liga à água, por ser polar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (332.1 Kb)   docx (323.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com