TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Bioquimica

Por:   •  29/3/2016  •  Seminário  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

         Alunas:       Gisele Felipe         CPD: 19374

                             Kenya Alves         CPD: 18880

                             Patrícia Gaia         CPD: 20150

                             Mayara Batista      CPD:

     Unidade: Asa Sul        Curso: Farmácia      3º Semestre- Noturno                  

                                           ESTUDO DIRIGIDO

 ÁGUA                      

Questão 1. Quais as razões que levam a água a ter papel central para a bioquímica?  

Praticamente todas as moléculas biológicas adotam suas formas (e, portanto suas funções) em resposta às propriedades físicas e químicas da água circundante;

 O meio para a maioria das reações químicas é a água. Reatantes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de descarte, dependem da água para o transporte dentro e entre as células;

A própria água participa ativamente de muitas reações químicas que dão suporte à vida. Com frequencia, os compostos iônicos da água, os íons H+ e OH-, são os verdadeiros reatantes. A reatividade de muitos grupos funcionais nas moléculas biológicas depende, de fato, das concentrações relativas de H+ e OH- no meio circundante;

 A oxidação da água para produzir oxigênio molecular, O2, é uma reação fundamental da fotossíntese, o processo que converte a energia solar em uma forma química utilizável. A utilização dessa energia acaba por levar à redução de O2 novamente a H2O.

Questão 2. O que se entende por pontes de hidrogênio?

 

É uma interação basicamente eletrostática entre um grupo doador fracamente ácido,  

 como O---H ou N—H, e um átomo aceptor levemente básico, como O ou N.

Questão 3. Qual a função das pontes de hidrogênio nas moléculas biológicas?

Determina a forma globular das proteínas e da estrutura de dupla hélice do DNA, e as pontes de Hidrogênio também mantêm as moléculas de água unidas.

Questão 4. Qual a diferença entre substâncias polares e apolares

Substâncias Polares: A molécula é considerada polar quando o átomo mais eletronegativo atrai os elétrons da ligação covalente, adquirindo uma carga negativa, enquanto que o átomo do elemento menos eletronegativo fica positivo, criando uma região polar na cadeia. Substâncias Apolares:  Se não houver diferença de eletronegatividade entre os     átomos ligados, sendo todas as ligações do composto covalentes, a molécula será apolar. Isso acontece em moléculas orgânicas em que há ligações somente entre átomos de carbono e entre átomos de carbono e hidrogênio.

Questão 5. O que se entende por substâncias hidrofílicas e substâncias hidrofóbicas?

Substâncias Hidrofílicas: Possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela.

Substâncias Hidrofóbicas: Possuem aversão à água e são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.

Questão 6. O que leva uma molécula ser considerada anfifílica ou anfipática?

São moléculas biológicas que possuem segmentos polares e apolares, sendo simultaneamente hidrofílicas e hidrofóbicas.

Questão 7. Explique as propriedades da água relacionando-as com suas funções.

A água é um solvente natural em razão da facilidade com que as outras substâncias

se misturam a ela, a água é considerada um solvente pois é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas, transporta nutrientes e outros produtos, possibilitando processos biológicos em meio aquoso. -A água como regulador térmico, esta tem a capacidade de absorver e conservar calor, durante o dia a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. É essa propriedade da água que torna a sudorese um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal; – Maior constante dielétrica do que qualquer líquido comum: possui alta solubilidade de substâncias iônicas e suas ionizações em solução; - Densidade máxima como líquido: circulação vertical restringida nas diversas camadas; - Atua como lubrificante e como meio de transporte de íons e moléculas, principalmente nos processos de transporte intra e extracelulares.

Questão 8. O que é pH e qual a sua importância na saúde e doença?

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menoro índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. O pH menor que 7  indica que tal substância é ácida, para pH  maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O pH do corpo afeta toda a nossa saúde, equilibrar o pH é um passo importante para manter a saúde física, mental e emocional, é vital para a saúde de todo organismo.

Questão 9. Explique o que é pOH e qual a relação com o termo alcalinidade?

O pOH (potencial hidroxiliônico) se refere à concentração dos íons OH- na solução.

AMINOÁCIDOS E PROTÉINAS

 Questão 1. Qual a fórmula geral dos aminoácidos? Esquematize identificando seus grupamentos.

 Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um      grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado (Cα). Podem ser encontrados 20 diferentes aminoácidos em proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (287.1 Kb)   docx (123.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com