TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de bioquimica

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  2.866 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE BIOQUIMÍCA

TUBARÃO, JUNHO, 2012.


  1. O que os médicos sabiam sobre a doença quando Lorenzo foi diagnosticado como um portador de ALD?

Era do conhecimento médico que a ALD é um tipo de leucodistrofia, uma deficiência metabólica que causa a degeneração do cérebro. O ALD é genético e a herança é ligada ao sexo. É transmitida apenas pela mãe e atinge apenas meninos, normalmente entre os cinco e dez anos. Acreditava-se que sua evolução era implacável e o fim é inevitável, que a morte ocorreria dentro de dois anos após o diagnóstico.

Lorenzo apresentava sinais definitivos: nível anormal de gordura no sangue, um ácido graxo de cadeia longa. Há uma enzima que deveria metabolizar essas gorduras, mas nos garotos com ALD ela é deficiente. Acumulam-se nas células nervosas, como as obstruções nas artérias, e liquefazem a substância branca do cérebro.  que a ALD faz é corroer a mielina, causando degeneração do cérebro, fazendo com que o corpo perca as funções. Não se sabia, entretanto, porque isso acontecia. O principal problema era que não se conhecia a bioquímica da doença e, além disso, havia poucos casos da doença e, por isso, o investimento em pesquisas era baixo.

Além disso, havia um estudo clínico que apresentava a evolução da doença:

Adrenoleucodistrofia: Estudo Clínico e Patológico de 17 casos

- Hiperativo, desorientado, retraimento progressivo, mutismo, andar instável no 4 ° mês; perda da visão e quadraparesia no 6° mês; cegueira, surdez, perda da postura no 8° mês, morte no 9° mês.

Mau humor, afastamento...

- Ataques no 18° mês, visão ruim (cegueira cortical), leve atrofia ótica, demência avançada... andar comprometido, morte.

  1. Quais foram as alternativas apresentadas pelos médicos para a família?

Foi apresentada uma dieta como tratamento, na qual eram retirados os ácidos graxos de cadeia longa. Essas gorduras são necessárias para o corpo humano criar células e o excesso é queimado em crianças normais. Porém, no caso de um garoto ALD, essas gorduras não se decompõem e acumulam-se no cérebro e esse acúmulo corrói a mielina. Retirando as gorduras saturadas da dieta, previne-se o acúmulo no cérebro, mas não há como reverter a degeneração neurológica, apenas desacelerar os sintomas. Também foi utilizada uma técnica de imunossupressão que é uma forma de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico, a qual no filme estava em fase de teste e Lorenzo foi um dos escolhidos como cobaia humana.

  1.  Quais foram as dificuldades encontradas pelos pais de Lorenzo para conseguir um tratamento?

Como não havia tratamento conhecido, apenas o retardamento dos sintomas com base na dieta, os próprios pais passaram a pesquisar um tratamento. A partir daí, as dificuldades encontradas foram enormes, desde preconceitos de profissionais por serem eles leigos em Bioquímica e Medicina, à impossibilidade de realização de testes em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos). Houve uma luta intensa para encontrar parceiros químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que pudessem curar Lorenzo. Além disso, houve dificuldade em receber apoio científico e financeiro, uma vez que a doença de Lorenzo atingia poucas vítimas.

 

  1.  Para o grupo, quais são os interesses em jogo nas pesquisas científicas?

Há o interesse financeiro, o prestigio consagrado aos autores das pesquisas, os benefícios provenientes dos resultados para o avanço científico e para a sociedade.

  1. Porque algumas pesquisas têm prioridade e outras não?

Pois algumas pesquisas podem trazer mais lucros aos investidores do que outras, ou mesmo quando o número de pessoas atingidas pelo que será pesquisado é maior - uma doença que possua grande quantidade de casos irá gerar maior interesse na busca pela sua cura, enquanto doenças mais raras tendem a ser deixadas de lado.

  1.  Quais foram as ciências envolvidas no tratamento de Lorenzo?

Bioquímica, medicina, genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com