TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Educação Física

Por:   •  14/10/2022  •  Artigo  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍVYA SOARES RABÊLO

ANÁLISE CRÍTICA: ATIVIDADES GÍMNICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE

SERRA TALHADA-PE

2022

LÍVYA SOARES RABÊLO

ANÁLISE CRÍTICA: ATIVIDADES GÍMNICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Integração do Sertão como requisito para aprovação na disciplina de Modalidades Desportivas da Ginástica.

Docente: Daiane Nonato.

SERRA TALHADA-PE

2022


O artigo produzido pelas autoras Alessandra Nabeiro e Verônica Valério é intitulado como Atividades Gímnicas: Uma proposta de atividade física para crianças de 4 a 6 anos e idade e tem como principal objetivo observar a influência da prática de atividades gímnicas no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 6 anos.

Sabemos que, é principalmente, durante a infância o momento em que o individuo começa a se desenvolver em vários aspectos como: desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e físico, onde todas essas experiências contribuirão para o adulto que se tornará mais tarde.

É também durante a infância que a criança mais interage com o ambiente em que vive e começa a adaptar-se com as pessoas e objetos. Essa interação com o meio e os objetos é muito importante para o desenvolvimento e percepção de tudo.

A ginástica pode ser uma ótima aliada ao desenvolvimento infantil, pois pode auxiliar no desenvolvimento motor, físico cognitivo e consequentemente proporcionar momentos de interação social, promovendo assim o desenvolvimento afetivo.

A ginástica também pode ser utilizada como uma ferramenta onde a criança poderá descobrir como o próprio corpo funciona, quais as suas limitações, além de poder descobrir a infinidade de movimentos que o corpo pode realizar. Além disso, a ginástica proporciona benefícios para a saúde, uma vez que é considerada como um tipo de exercício físico.

Os resultados da pesquisa foram obtidos através de testes de equilíbrio e coordenação, onde foram avaliados o desempenho de cada criança, seguindo o protocolo de Lefévre, onde foi considerado como sucesso quando  a criança apresentou 75% ou mais de sucesso no teste.

A taxa de sucesso incialmente foi inferior a 75%, porém, após a utilização da prática Gímnica as autoras puderam observar que a porcentagem subiu para 100%, o que indica a importância da pratica de atividades físicas durante a infância.

 É importante ressaltar que abordar sobre esse tema atualmente tem sido ainda mais importante, tendo em vista o crescimento e avanço da tecnologia, onde, a maioria das crianças passam mais tempo em frente a uma tela do que brincando e explorando o “mundo” ao seu redor.

Incluir a ginástica no dia a dia das crianças pode ser uma forma de reverter futuros danos ao desenvolvimento e à saúde deste individuo. Proporciona-los momentos de maior vivência com meio ambiente, com os pais e com outras crianças. Estimula-los a explorar novas coisas e obter novas experiências e assim, poder deixar que a criança se descubra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com