TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

Por:   •  1/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Bioquímica e Farmacologia

FABIO NOGUEIRA DO CARMO DA SILVA

R.A.: 8080590

(POLO DE FLORIANÓPLOIS/SC) – 2019

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

 PORTFÓLIO SOBRE

Bioquímica e Farmacologia

Atividade sobre: A importância do PH para o bom funcionamento do nosso corpo, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Bioquímica e Farmacologia.

Aluno (a): FABIO NOGUEIRA DO CARMO DA SIILVA.

R.A.: 8080590

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Marcio Henrique Gomes de Mello

(POLO DE FLORIANÓPOLIS/SC) – 2019

Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

 Os pHs que o nosso organismo possui, são eles:

  Neutro: pH7 (ex: água pura)

  Básico ou alcalinos: Acima de 7

  Ácidos: Abaixo de 7

O  pH do  sangue  humano  deve  ser  ligeiramente  alcalino  (7.35-7.45  e contém  cerca  de  90  a  95%  de  água)  a baixo  ou  acima  dessa  faixa  surge sintomas  e  até  mesmo  doenças  como:  artrite

reumatoide, diabetes, lúpus, tuberculose, osteoporose, hipertensão arterial bem como desenvolvimento da maior parte dos cânceres (a maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5). Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Sendo que, segundo o Dr. Otto Warburg, o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo e dessa forma, afetam sobremaneira o nosso organismo O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em prime iro lugar, sob a forma de amônia os rins excretam o excesso de ácido. Os rins possuem uma capacidade determinada de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acide z. O tampão m ais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos á medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea. À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Nos dois casos, o efeito sobre o pH é minimizado. O terceiro mecanismo de controlo do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado.  No cérebro existem centros de controle respiratório que regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração.  A concentração de dióxido de carbono quando a respiração aumenta, diminui e o sangue torna-se mais básico.  Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido.  Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controlo respiratório e os pulmões são capazes de regular o p H sanguíneo minuto a minuto.  Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controlo do PH pode produzir uma das principais alterações do equilíbrio ácido-base.

 

O PH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do PH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com p H abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício.

Para viver, além de várias outras consequências como:

 

  Diminuição da capacidade de absorção de minerais e nutrientes

  Diminuição da produção de energia em nível celular  

  Redução da capacidade de reparação das células danificadas  

  Diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados

  Favorece o aumento e propagação de células cancerígenas

  Torna o corpo mais suscetível a cansaço e a doenças

 

Alimentos fornecedores de acidose:

Carnes, ovos, laticínios, alimentos processados como (farinha branca e açúcar), também em bebidas como refrigerantes e café.

Alimentos fornecedores de alcalinidade:

Frutas (maçã, melão, melancia, etc.), legumes frescos, brócolis, coco, bardana, figo (seco) feijão, ervilha, lentilha, ervas e temperos, sementes e nozes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com