TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomecânica em Educação Física e Esporte

Por:   •  22/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

A Biomecânica em Educação Física e Esporte

O artigo pretende apontar a Biomecânica como um setor de conhecimento envolvido na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora na qualidade de vida. Desta forma, ajudando e direcionando a elaboração e a implementação de programas voltados a saúde e treinamento esportivo.

O objetivo da biomecânica é o estudo do movimento humano, partindo de análises baseadas nas leis da Física e levando em consideração as características do aparelho locomotor, também utiliza informações de conteúdos da Anatomia e Fisiologia que possuem informações estruturais e funcionais do aparelho locomotor humano. Logo, formando uma matéria com característica multidisciplinar, cujo o foco é a análise dos parâmetros físicos do movimento em função das características anatômicas e fisiológicas do corpo humano.

São quatro grandes áreas de investigação: a cinemetria, a dinamometria, a eletromiografia e a antropometria. A cinemetria objetiva a determinação da posição do deslocamento, da velocidade e da aceleração, enquanto descritores das características cinemáticas dos segmentos e do próprio corpo humano. A dinamometria tem como objetivo a determinação das forças que produzem o movimento, se ocupa basicamente da medição das forças de origem externa, sendo as plataformas de força os instrumentos mais utilizados para mensurar aquela que é uma das mais importantes forças externas, a Força de Reação do Solo(FRS). A eletromiografia estuda a atividade dos músculos a partir da captação dos eventos elétricos vinculados à contração muscular, por permitir a interpretação de parâmetros de natureza interna, assume importante papel na determinação dos mecanismos de controle do sistema nervoso. A captação do sinal pode ser feita por intermédio de eletrodos de superfície, quando o músculo a ser estudado apresenta seu ventre na superfície do corpo, ou por intermédio de eletrodos de fio ou agulha, quando ele se localiza abaixo de outros tecidos. A antropometria descreve as características físicas dos segmentos corporais e desempenha papel decisivo na determinação das características físicas do aparelho locomotor, como a massa, o peso, o centro de massa e de gravidade.

A partir da utilização dos procedimentos citados, fica possível cumprir aquela que é a meta central da Biomecânica: a análise física do movimento humano. Assim como, a identificação e a caracterização de parâmetros mecânicos cuja implementação permita que o movimento seja realizado da forma mais adequada e mais segura. Otimizar a execução de um movimento, permitindo a sua mais ampla possibilidade de expressão, sem que isso acabe por lesionar as estruturas que compõem o aparelho locomotor é a condição indispensável para a realização de todas as manifestações do movimento humano.

Buscando sempre superar os limites do homem, a otimização do rendimento esportivo passa por uma série de fatores, mas é inegável que a obtenção do máximo desempenho depende da elaboração de estratégias de treinamento capazes de potencializar as capacidades e habilidades envolvidas no desempenho da modalidade. Associada a outras disciplinas, a Biomecânica é uma ferramenta indispensável na determinação dos fundamentos capazes de embasar o planejamento e a aplicação de um programa de treinamento esportivo. A identificação das características mecânicas do gesto esportivo pode ser considerada outra grande contribuição da Biomecânica. Pode também, ter uma significativa contribuição para a avaliação da influência da técnica de movimento no desempenho esportivo. Embora a relação da Biomecânica com o esporte seja forte, ela não é exclusiva. Seus interesses são muito mais amplos, como a investigação de parâmetros relacionados à locomoção humana, esta é uma das formas mais elementares do movimento humano, de cuja realização depende a maioria das ações motoras humanas. Tal condição configura um bom exemplo de como é possível, a partir dos conhecimentos da Biomecânica, otimizar a realização de um movimento extremamente rotineiro, como trabalhar em posição sentada. Identificar a forma mais adequada e segura de realizar as atividades cotidianas, a manutenção e a promoção da saúde ainda dependem da prática regular e sistematizada de alguma forma de atividade física. Os mesmo subsídios biomecânicos que respaldam à elaboração de estratégias voltadas à maximização do rendimento esportivo, são igualmente úteis no planejamento e implementação de atividades para a saúde. Fica evidente a necessidade de considerar as características biomecânicas dos movimentos a serem utilizados num programa de saúde, de modo a adaptá-lo às características e necessidades do grupo que se destina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com