TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioqimica e farmacologia

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

David Márcio de Albuquerque

1128928

ATIVIDADE: Portfólio

[pic 2]

[pic 3]

Batatais

2020

Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, proceda da seguinte forma: 1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais valores de pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes valores de pHs são mantidos relativamente constantes, para que o corpo fique equilibrado.

        Pensando em ph:

  • Sangue arterial é mantido em cerca de 7,4.
  • Sangue venoso em 7,35, pois ele possui maior concentração de CO.
  • Da pele de uma pessoa saudável de 4,6 a 5,8.
  • A vagina ph ácido entre 3,8 a 4,2.

O ph do sangue humano está inteiramente ligado à saúde, pois se houver uma pequena alteração ou variação dele, significa a abertura de portas para a redução do sistema imunológico, ou seja, a entrada e proliferação de vírus, bactérias e fungos que vivem em meios ácidos com ph abaixo de 7,0.

O corpo humano luta para manter seu ph dentro dos valores, extraindo minerais do organismo e utilizando mecanismos como os rins que expelem o excesso de ácido, processo que demora vários dias; também a solução tampão é utilizada pelo corpo para evitar alterações súbitas de acidez. Maior importância se dá ao tampão do sangue que utiliza o bicarbonato que se equilibra com o dióxido de carbono.

Existe ainda um terceiro mecanismo que é a excreção do dióxido de carbono. Ele é transportado pelo sangue até os pulmões onde é expirado.

Diante de todo esse estudo, é possível entender a importância do ph para um bom funcionamento do corpo humano. Cientistas descobriram que o desenvolvimento do câncer se dá em ambientes com ph baixo, ou seja, ambiente com menor quantidade de oxigênio. As doenças cardíacas são causadas por gorduras que se aderem às paredes das artérias devido ao ph baixo. A deficiência do mineral iodo que é absorvido pelo organismo, só se dá quando há uma disfunção do ph.

Em suma, o ph do corpo humano deve sempre estar dentro de suas normalidades evitando assim todos os tipos de anomalias.

REFERÊNCIAS:

JARDIM, M; SILVA, M. I. Bioquímica e Farmacologia. Batatais: Claretiano, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com