TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  23/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia     

Tarefa:ATIVIDADE DO 2° CICLO DE APRENDIZAGEM

Nome: Vinícius Deneque dos Santos

RA:8088580

Turma: DGEFB1901SCSA4S

Parecer do Tutor:

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

A importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano

Na história científica, o Potencial de Hidrogênio Iônico ou mais comumente conhecido e chamado de pH é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinarmaquês S.P.L. para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, onde “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” para representar o íon de Hidrogênio (H+).

O valor do pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração de íons H+, onde a  escala de mediação varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima e o 14 como alcalinidade máxima.

O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35 – 7.45), ou seja, se estiver abaixo ou acima dessa faixa poderá surgir alguns sintomas podendo até mesmo desencadear doenças que acometem ao nosso organismo. Um organismo ácido traz consigo muitas consequências que podem  influenciar no controle da sua Homeostase, tais como: diminuição da capacidade de absorção mineral e nutrientes, diminuição de produção de energia em nível celular, redução da capacidade da reparação de células danificadas, favorecimento e aumento de propagação de células cancerígenas e etc.

A acidose é muito comum em nosso organismo devido ao hábito alimentar típico e cultural, onde há uma taxa muito alta em ácidos que provém dos produtos de origem animal (carne, ovos e lacticínios) e pouco equilibrada em meio alcalino que provém de alimentos como legumes e frutas frescas. Há ainda um maior consumo de alimentos processados e ingestão de bebidas, tais como café, refrigerantes e sucos naturais. Portanto, permanecer por um grande período do organismo com o pH ácido poderá resultar em doenças como artrite reumatóide, diabetes, lúpus, osteoporose, tuberculose e etc.

Habitualmente, são usados 2 tipos de testes para aferir o nível de pH no organismo: teste da saliva, pois a saliva tende a ser mais ácida que o sangue; e o teste de urina, onde há um precisão maior no quadro da química do organismo. Cada um dos testes possui uma tabela enumerada, indicando os níveis ideais de pH.

Os pHs encontrados no nosso organismo são:

  • Neutro: pH7 (exemplo: água pura)
  •  Básico ou alcalino: acima de 7 (alimentos frescos como vegetais e frutas)
  • Ácidos: abaixo de 7 (ovos, lacticínios e farinhas em geral)

Como são mantidos os pH para que fique equilibrado

Um organismo com pH abaixo de 7 deixa portas abertas para que surja vários problemas pois o sistema imunológico não atua de acordo com sua função, propiciando a proliferação de vírus e bactérias. Além da má alimentação, poderá haver outros fatores que acabam desencadeando esses sintomas como problemas emocionais, estresse e reações imunológicas adversas. Com isto, o pH se desequilibra  fazendo com que o organismo absorva menos minerais e outros nutrientes. Então o corpo começa a suprir essa falta através das suas reservas. As células então produzem menos energia e o organismo não conseguirá reparar as células danificadas com a mesma velocidade de antes. O corpo perde a capacidade de desintoxicação, as células brancas tumorais encontram lugar para crescer, se multiplicar e consequentemente ficamos mais cansados e doentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com