TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Bioquímica e Farmacologia

Otávio Augusto de Moraes Nantes

R.A.: 8091230

Ribeirão Preto/SP – 2019

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTFÓLIO SOBRE

Bioquímica e Farmacologia

Atividade sobre: Importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de  Bioquímica e Farmacologia.

Aluno: Otávio Augusto de Moraes Nantes

R.A.: 8091230

Professor / Tutor a Distância: Marcio Henrique Gomes Mello

Ribeirão Preto/SP – 2019

O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

O pH é uma característica de todas as substâncias determinadas pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

O índice do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância e isso também acontece com o nosso corpo, cujo pH varia de acordo com a concentração de ácidos, metais, etc.

[pic 3]

As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e são básicas (alcalino), quando o índice está entre 7 e 14.

As soluções presentes no organismo são ácidas ou alcalinas. Fazem parte dessa categoria, os fluidos corporais (urina, fezes, sangue, saliva, leite materno, secreções nasais, secreções oculares e secreções de ferimentos), o ácido do estomago e do sangue.

O pH no interior do estômago é aproximadamente 1,5 a 2, graças à presença do ácido clorídrico. Já o pH do sangue, deve ser 7,4. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Uma maneira de manter o pH saudável é evitar alimentos com pH baixo, como café, refrigerante e cerveja.

O envelhecimento, o stress, a atividade física intensa, o tabagismo e a poluição ambiental, aumentam a produção de ácido pelas células. Quando o nível de acidez é elevado nos tecidos do corpo essa é uma das causas fundamentais do aparecimento de várias doenças, ficando o organismo mais propenso a sofrer problemas crônicos como: diabetes, obesidade, enxaqueca, câncer, artrite, reumatismo, etc.

Um organismo cronicamente acidificado tem um desempenho físico e mental deficiente, a pessoa sente-se desvitalizada, com falta de energia, fadiga fácil, menor resistência muscular, menor adaptação ao stress. Favorecendo o aumento de peso, as dores musculares e articulares, o stress oxidativo e acelera os processos de envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com