TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO – RIBEIRÃO PRETO/ SP

Atividade de Portfólio – Ciclo 2

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia

Professor: Marcio Henrique Gomes de Mello

Aluno: João Henrique de Paula Pacheco

Data: 09/09/19

Tema: Importância do pH para funcionamento do corpo Humano, e os tipos de pH encontrados em nosso organismo. 

Importância do pH para funcionamento do corpo Humano.

Introdução:

O PH que denominamos de equilíbrio ácido base, no qual podemos definir como uma maneira fácil de se medir concentrações de íons de hidrogênio em uma mistura ou base, tendo um potencial de hidrogênio que consiste numa escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução e mede-se numa escala que varia entre 0 a 14, sendo muito ácido,7 neutros e 14 muito alcalino. Considerado como fator base para uma vida saudável quando pH sanguíneo estabelece numa variável de 7,4. No corpo humano para um essencial funcionamento das células que dependente de um equilíbrio químico entre os ácidos e as bases dos líquidos intracelulares (lic) e extracelulares (lec) que são determinados como fluido corporais, se por caso acontecer uma pequena alteração destes equilíbrios podem ocorrer consequências graves para nosso organismo. As eliminações desses íons de hidrogênio ocorrem através de 3sistema como os pulmões, rins e mecanismo de tamponamento ácido básico envolvendo sangue e células principalmente o bicarbonato. E para isso vamos compreender as soluções tampões.

O tampão é uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou vice-versa como base fraca e ácido conjugado.

As soluções tampão conseguem resistir a variações de pH decorrentes da diluição ou adição de ácidos bases a um sistema reacional e essas soluções são usadas para manter o pH de soluções relativamente constante, ou seja, tendo apenas pequenas variações no pH.

No sistema tampão plasmático que ocorrem em fração de segundos devido a qualquer alteração que se possa acontecer no pH nos líquidos corporais ou seja constituindo se na primeira linha de defesa, esse tampão não elimina o hidrogênio do organismo porem os mantêm estacionados até que o equilíbrio possa ser restabelecido.

Na segunda linha de defesa nos deparamos com tampão respiratório que também entra em ação porem essa devida ação ocorre em minutos atuando através da retenção de co2 e consequentemente balanceando o déficit ou excesso de H2co3 do organismo.

Na terceira linha de defesa agora nos deparamos com tampão renal que por sinal agem pouco de uma forma mais lenta através da eliminação do excesso de ácido ou base do organismo, embora esse sistema seja lento para responder esse tampão são única forma mais efetiva de alteração na concentração de hidrogênio no decurso de dias ou semanas o que se representa um sistema mais regulador doa ácido básico mais potente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com