TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Não Verbal no Cotidiano

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

          TRABALHO EM GRUPO - TG

Alunos:

Cinthya Ranucci Signorelli – 1733175

Tífanni Ernesto Peres - 1708257

Igor Bueno – 1745459

Norton Filho – 1738843

Roséli Silva – 1760572

Jonas Lino – 1775289

                                                 

RA:

        

Polo Ingleses

Florianópolis - SC

2017


Comunicação não verbal no cotidiano

        O texto não verbal pode se apresentar de varias formas: imagens, sons, cores, gestos, movimentos, entre outros. No nosso dia-a-dia estamos rodeados de textos não verbais. Eles fazem parte das nossas vidas e temos que estar com os olhos atentos para ler as mensagens que nos passam, temos que estar aptos, ter habilidade para identificar e compreender o que nos dizem. É importante que tenhamos essa capacidade de ler e interpretar os vários textos não verbais no nosso cotidiano.

        Se estamos no trânsito dirigindo, precisamos ficar atentos ao semáforo, pois dele depende parar ou não, atento as placas de transito para sabermos se devemos seguir em frente ou virar a esquerda, se temos que dar a preferência, parar e esperar a vez de passar. Se formos pedestres também, o semáforo precisa ser interpretado, a faixa de segurança e a via de ciclistas.

        Para o deficiente visual também existe a leitura não verbal, através do tato onde as calçadas possuem relevos para que possam identificar o caminho correto por onde andar. Portanto, o texto não verbal faz parte de nossas vidas.

        Outro exemplo, citando a profissão de educador físico: para ensinar um exercício para o aluno, não podemos apenas falar, é imprescindível que o aluno visualize a execução do professor. Após isso, ele precisa se observar em um espelho para assim conseguir aprender e chegar ao êxito na execução do movimento.

        Na dança mesma coisa, temos que enxergar os passos para aprendê-los, e ainda escutar a música, ler o ritmo para assim podermos executar e aprender uma coreografia ou passo de dança.

        No conteúdo encontramos o conceito da obra, e no plano de expressão a forma como esse conteúdo será exposto. “A linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos” (Louis Hjelmslev, 1899-1965).

Referências

Hjelmslev, Louis As Funções da Linguagem

UFSC - Coleção Letras Libras - Eixo de Formação Pedagógica

Disponível em <http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/psicolinguistica/scos/cap29018/1.html> Acessado em: 23/09/2017.

HJELMSLEV. L.  Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução: J.Teixeira Coelho Netto. SP: Perspectiva, 1975.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com