TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Copa das Confederações

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

Copa das Confederações

  1. História

A Copa das Confederações, que já teve oito edições, é um campeonato de futebol masculino realizado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association) e ocorre atualmente de quatro em quatro anos. Ela teve início na Arábia Saudita no ano de 1992, sob o nome de Copa Rei Fahd. Na época participaram apenas quatro países: Arábia Saudita (o país-sede), Estados Unidos, Costa do Marfim e Argentina, o país vencedor da competição. Em 1995, três anos após a primeira competição, a Arábia Saudita promoveu novamente a Copa Rei Fahd, mas desta vez mais seleções participaram: Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a própria Arábia Saudita.

Em 1997, a FIFA assumiu a organização do torneio, que passou a ser de dois em dois anos e teve seu nome alterado para Copa das Confederações, tendo então oito seleções participantes representando os seis continentes. Em 1999, a Copa das Confederações foi realizada pela primeira vez fora da Arábia Saudita, no México. Em 2001, um ano antes da Copa do Mundo, a competição é disputada no Japão e na Coreia do Sul, servindo como teste para o grande evento que viria no ano seguinte. Em 2005, a FIFA anunciou que, a partir daquela edição, a Copa das Confederações seria realizada de quatro em quatro anos, sempre no ano anterior ao da Copa do Mundo e no país que sediará esta. Neste ano de 2013 o evento será realizado no Brasil, uma vez que ele será sede da Copa do Mundo em 2014.

  1. Regulamento atual

As oito seleções classificadas para a Copa das Confederações são:

  • a anfitriã (país-sede) do torneio;
  • a campeã da Copa do Mundo;
  • a campeã da Copa América (representando a América do Sul);
  • a campeã da Copa das Nações Africanas (representando a África);
  • a campeã da Eurocopa (representando a Europa);
  • a campeã da Copa Ouro (representando a América do Norte, América Central e Caribe);
  • a campeã da Copa da Ásia (representando a Ásia);
  • a campeã da Copa das Nações da Oceania (representando a Oceania).

As seleções são divididas em dois grupos de quatro times, dentro dos quais todas as equipes se enfrentam uma vez. Os dois melhores colocados de cada chave se classificam para as semifinais. Em caso de igualdade no número de pontos, o desempate é feito por saldo de gols, gols marcados e confronto direto, nessa ordem.

Nas semifinais, o primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo colocado da outra chave. Em caso de empate após 90 minutos de jogo, será disputada a prorrogação, que terá dois tempos de 15 minutos cada. Permanecendo o empate, o vencedor será definido na disputa de pênaltis. Esse sistema de desempate também vale para a final e a disputa do terceiro lugar.

  1. Edições

  • 1992 (Copa Rei Fahd) – Arábia Saudita

A Copa Rei Fahd de 1992 ocorreu entre 15 e 19 de outubro na Arábia Saudita e é considerada a primeira edição da Copa das Confederações. O torneio contou com a presença da Arábia Saudita, Argentina, Costa do Marfim e Estados Unidos. A Argentina se tornou campeã ao vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 na final.

  • 1995 (Copa Rei Fahd) – Arábia Saudita

A Copa Rei Fahd de 1995 ocorreu entre 6 e 13 de janeiro na Arábia Saudita. O torneio teve a presença da Arábia Saudita, Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria. A Noruega venceu a Argentina por 2 a 0 na final.

  • 1997 – Arábia Saudita

A Copa das Confederações de 1997, realizada entre 12 e 22 de dezembro, foi a primeira a ser organizada pela FIFA e a receber o nome atual. As seleções participantes foram África do Sul, Austrália, Emirados Árabes Unidos, México, República Tcheca, Uruguai, Arábia Saudita e Brasil (campeão da Copa do Mundo de 1994). O Brasil foi campeão ao vencer por 6 a 0 a Austrália na final.

  • 1999 – México

A Copa das Confederações de 1999 foi realizada no México (a primeira edição que não foi realizada na Arábia Saudita) de 25 de julho a 4 de agosto. As seleções participantes foram Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, Egito, Estados Unidos, México e Nova Zelândia. O México se tornou campeão ao vencer o Brasil por 4 a 3 na final.

  • 2001 – Coreia do Sul/Japão

A Copa das Confederações de 2001 foi realizada na Coreia do Sul e no Japão de 30 de maio a 10 de junho. As seleções participantes foram Austrália, Brasil, Canadá, Camarões, Coreia do Sul, França, Japão e México. A França se sagrou campeã ao derrotar o Japão por 1 a 0 na final.

  • 2003 – França

A Copa das Confederações de 2003 foi realizada na França de 18 a 29 de junho. As seleções participantes foram Brasil, Camarões, Colômbia, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia e Turquia. A França se tornou campeã ao vencer Camarões por 1 a 0 na final. Com isso, a França passou a ter dois títulos da Copa das Confederações. O torneio desse ano também será lembrado pela morte do jogador camaronês Marc-Vivien Foé, que sofreu uma parada cardíaca durante a semifinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com