TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS NA ESCOLA

Por:   •  1/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

JANIELE TAVARES DE SANTANA

EDUCAÇÃO FÍSICA - FLEX 1694

JOSÉ MILTON DE ARAÚJO RODRIGUES

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS NA ESCOLA

SAPÉ

2020/2020.2


RESUMO

A escolha do Dança como Projeto de Estágio, foi desenvolver e estabelecer essa arte de forma construtiva na sociedade em que os alunos estão inseridos, mesmo diante do contexto de insegurança e instabilidade devido à pandemia. A pandemia de Covid-19 colocou o mundo em quarentena, pois a única alternativa efetiva no combate da doença é o distanciamento social. Naturalmente essa situação mudou a forma como as pessoas interagem e consomem o entretenimento e a arte. Hoje, vivemos em plena era das redes sociais e através dos ensinamentos do projeto, desde suas teorias e práticas corporais, buscou-se não congelar totalmente a rotina dos jovens e estimular sua criatividade junto à comunidade, alcançando objetivos pedagógicos comuns e contribuir para a formação do protagonismo dos mesmos.

A dança na escola traz uma ação de reflexão crítica, conscientização e abordagem em diferentes áreas de conhecimento escolar. Experimentação de novas práticas de ensino e diversidades foram introduzidas com o dança, estimulando a criatividade dos jovens, sua liberdade de expressão e iniciativa durante o período de isolamento.

Palavra-chave: Arte, Dança, Conhecimento, Escola.

                

  1. INTRODUÇÃO

A interação dos indivíduos entre si e entre os indivíduos e o meio em que vivem leva a transformações contínuas e ao desenvolvimento humano (REZENDE et al., 2003). A formação corporal se dá de forma integrada por meio da estruturação do corpo no espaço e no tempo, sendo um elemento importante para a adaptação do indivíduo ao meio (NEIRA, 2003).

O presente projeto foi elaborado através de levantamentos bibliográficos, buscando abordar a dança e sua pratica durante o período de pandemia a partir da obrigatoriedade da arte como uma disciplina curricular, que tem como sugestão, a partir de documentos como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), em nível nacional, e o CBC (Currículo Básico Comum). Percebe-se ainda que a dança propicie o aluno a uma educação de experiências diretas com o outro e com a comunidade que está inserido. Segundo Brêtas et al. (2005), o meio ambiente proporciona a vivência de relações e experiências sociais que resultam em explorações, e estas possibilitam a passagem da inteligência prática à inteligência reflexiva, indispensável à alfabetização.

A dança, quando utilizada na escola, faz a diferença na relação do ensino-aprendizagem, pois a partir de suas metodologias de ensino, modificam o ensino tradicional escolar. Nesse projeto desenvolveu-se e direcionou-se os alunos a partirem de ações e habilidades responsáveis que juntamente com as práticas da linguagem corporal, envolverão os mesmos, num processo de desenvolvimento criativo e participativo no âmbito da comunidade, resgatando neles o protagonismo e os valores humanos.

Os alunos foram estimulados através de exercícios e dinâmicas a desenvolverem sua linguagem corporal, o que trouxe bons resultados dentro e fora da sala de aula com um melhoramento na expressão e comunicação destes.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A Dança vem sendo trabalhado nas escolas, pois enquanto instituição formadora, a mesma tem a função de integrar os jovens a cultura, lazer, cidadania e ética, tornando-os protagonistas na sociedade. Promovendo assim, a socialização desses jovens e o desenvolvimento de aprendizagem criativa proposta na escola. A dança apresenta-se como excelente ferramenta atuando como recurso importante para as formações comportamentais. Por isso o desenvolvimento desse projeto partiu de pesquisas junto a pais de alunos, discentes, docentes e comunidade, nas quais verificamos a necessidade de realizar atividades que ajudassem a estabelecer um diálogo com a realidade de vida dos alunos em seu contexto escolar e social.

Há muitas maneiras de se trabalhar a dança na escola e na comunidade, pois essa arte além de desenvolver a capacidade de expressões é um grande instrumento para o professor. A Educação Física é uma área do conhecimento diretamente relacionada com a sua capacidade de movimentação e o movimento humano consciente, ou seja, a corporeidade do educando. A dança vem se mostrando, como prática educacional, muito eficiente e sua inclusão deve ser feita logo nas séries iniciais, promovendo melhor socialização e desenvolvimento nos mais diversos ritmos e estilos de dança (NASCIMENTO et al., 2012; NOVICOFF; OLIVEIRA; TRIANI, 2012).

Na educação, a dança deve propiciar aos alunos o autoconhecimento, as vivências de corporeidade, relacionamentos com outras pessoas e com o mundo, incentivando a expressividade artística e humana (SOUZA, 2012). Devemos conhecer a realidade de cada aluno para oportunizar um aprendizado significativo e a partir da diversidade cultural encontrada no âmbito escolar (GRANDO; HONORATO, 2008). O jovem protagonista tem o papel de atuar como função socializadora, colaborando com a prática pedagógica e com a realidade da comunidade em que a escola está inserida. Já o professor deve criar atividades que possam desenvolver efeitos positivos dentro e fora da escola. Assim a escola e comunidade aprendem juntas e desenvolvem transformações dentro da sociedade.

3. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Com a nova realidade nesse momento de período de isolamento e quarentenas que se tornaram necessários devido à COVID-19, as aulas foram suspensas e iniciamos o ensino remoto, tendo que professores reinventar-se a cada dia. Essa nossa nova realidade me fez procurar uma maneira de intervir na vida dos jovens, escola e comunidade com o tema “A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS NA ESCOLA”. A partir do interesse demonstrado dos alunos tive a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através da arte de forma lúdica e interessante através do ensino remoto. Trabalhando de forma interdisciplinar e com ensinamentos teóricos, o projeto foi de grande importância para os jovens conhecerem a prática da dança no processo criativo e alcançar objetivos pedagógicos comuns, contribuindo assim, para a formação do protagonismo juvenil. Ao desenvolver esse projeto junto à comunidade e estudantes construímos conhecimentos através da dança, de maneira integrada que puderam mudar a realidade da comunidade em que os jovens estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com