TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

A DANÇA ENQUANTO CONTEUDO DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

        A dança é muito mais do que simplesmente se movimentar em movimentos aleatórios, ou se deixar embalar pela música, a dança tem conteúdo, pode e deve ser considerada como uma atividade física a qual pode trazer benefícios emocionais, para o corpo, e, contudo também mexe com a autoestima e a sensualidade que o nosso corpo já carrega consigo. Descobrimo-nos como dançarinos e o verdadeiro significado de dançar quando damos os nossos primeiros passos, quando se perde o medo, a vergonha e o preconceito e principalmente quando vemos que esta atividade pode nos trazer ótimos resultados.

A dança por muitas vezes vem sendo procurada por indicações de médicos ou para descontrair como uma atividade física, o que também pode ser inserida desde os anos iniciais no ambiente escolar, sendo trabalhada dentro dos conteúdos da disciplina de Educação Física que é uma matéria de ensino e sua presença traz uma adorável, benéfica e restauradora desordem na instituição. Esta desordem pode-se tornar uma ordem interna ou pode vir a criar outra ordem na escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) vem nos dizer sobre a importância de se trabalhar a Educação Física nas escolas desde as series iniciais, pois este trabalho é fundamental e importante, pois possibilitará aos alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades corporais e de participarem de atividades culturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Ser professor de Educação Física é, antes de tudo, ser educador. Ser professor é preocupar-se com o “ser” do aluno. A prática pedagógica do professor de Educação Física na escola deve ir muito além das atividades físico-motoras, deve também promover uma ação dialógico-crítica que ajude na ampliação da visão de mundo das crianças, dando ferramentas necessárias para que possam ser agentes de resistência e transformações na sociedade na qual está inserida.

O professor de Educação Física é entendido como elemento mediador para organizar a ação criadora e inovadora, e desenvolver o seu trabalho, pautado numa concepção de cultura corporal, ajudando a construir uma Educação Física Escolar para o exercício da cidadania (CERPM – EF, 2004).

Durante todo o Ensino Fundamental é importante que o professor insira a dança desde os anos iniciais, pois esta é considerada como fundamental na vida infantil, sendo assim tratada como uma importante atividade para estimulação psicomotora das crianças sendo considerada como uma importante ferramenta para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e sociais da criança. Quando os alunos já estão cursando o 4º/5º anos do Ensino Fundamental deve-se considerar que a habilidade técnica ainda deve estar em segundo plano, pois é necessária a criação ainda de um ambiente lúdico e prazeroso, levando em conta o potencial psicomotor do aluno. Uma aprendizagem mais complexa deve ser inserida a partir do 7º/8º anos do Ensino Fundamental, sendo os alunos iniciados a um trabalho voltado para a aptidão física, entendida como o desenvolvimento global e equilibrado das capacidades físicas sendo algumas a resistência aeróbica, resistência muscular localizada e flexibilidade. Sendo iniciados também os conceitos teóricos sobre a cultura corporal de movimento, buscando sempre uma relação entre a vivência e o conhecimento, bem como a inter-relação com outras matérias.

Durante o Ensino Médio os alunos se subdividirão em dois grupos os que vão identificar-se com o esforço metódico e intenso da prática esportiva formal, e os que irão perceber na Educação Física, sentidos vinculados ao lazer e bem-estar, deve inserir características próprias e inovadoras, que considerem a nova fase cognitiva e afetivo-social vivida pelos adolescentes, onde nessa faixa etária se permite uma abordagem mais complexa de aspectos teóricos, que é um requisito indispensável para a formação do cidadão capaz de usufruir, de maneira plena e autônoma, a cultura corporal de movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com