TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  11/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.457 Palavras (18 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR....................................................................................................................4

3 ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA....7

4 O TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA........................................................................................................................10

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................13

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

7 ANEXOS ................................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho em grupo “Dança: um relevante conteúdo da Educação Física escolar”, propõe uma atividade interdisciplinar que contemple os conhecimentos: dança, saúde, primeiros socorros e trabalho com alunos com deficiência.

Tem como objetivo compreender a dança enquanto um relevante conteúdo da Educação Física no ambiente escolar. Refletindo sobre a realidade do professor no trabalho com alunos com deficiência, além de analisar a importância do domínio de conhecimentos técnicos sobre a prática pedagógica com alunos que possuem limitações nas aulas de Educação Física.

A produção textual será estruturada em três momentos: produção de texto1, produção de texto 2 e pesquisa de campo: entrevista na escola, com o intuito de promover uma formação significativa para os alunos do curso de Graduação em Educação Física.

O papel do professor é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente, de como se faz a mediação conhecimento/aluno. Sempre ressaltando o protagonismo dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

A escola tem que entender e praticar a educação como direito a igualdade, assumi-la como instrumento essencial para garantir a dignidade do ser humano e apontar para a construção de uma sociedade justa, democrática e solidária.


  1. A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Partindo do problema de que a dança é pouco familiarizada no ambiente escolar, o objetivo é demonstrar e refletir sobre a importância de socializar os conteúdos da dança, buscando elevar o padrão cultural dos educandos.

A dança é um dos conhecimentos da Educação Física pouco trabalhado nas escolas. Atualmente temos nos preocupado com este conhecimento focando principalmente os processos metodológicos utilizados pelos professores que trabalham com o mesmo.

Busca-se oportunizar ao aluno reconhecer e interpretar as danças do seu cotidiano, bem como conhecer representações que não fazem parte de seu universo mais próximo. Todos os tipos de dança selecionados para serem trabalhados nas aulas devem possibilitar interpretações e (re) criações do que já se tem constituído, ou seja, não necessariamente irá se reproduzir o ritmo do Forró proveniente da região Nordeste do Brasil e sim, além de vivenciá-lo, busca-se interpretá-lo, identificar as semelhanças e diferenças regionais podendo criar um Forró de acordo com o contexto do próprio âmbito escolar que se está inserido.

Toda dança, não importa qual a estética que lhe é inerente, surge da profundeza do ser humano, ou, como Robinson nomeou, surge da “magia” e adquire diversas funções a partir de três motivações principais: a expressão, o espetáculo e a recreação (ou jogo). A dança é um conteúdo fundamental para ser tratado na escola. Uma das formas na prática mais adequadas e divertidas para ensinar todo o potencial de expressão do corpo (SILVEIRA, 2008; BRASIL, 1998; BERNADINO et al., 2009; GARIBA, 2005).

A dança, independentemente de sua modalidade, tem como objetivo buscar a expressão individual de pensamentos e sentimentos, desenvolvendo a psicomotricidade, que é uma percepção para gerar ações motoras que influenciam os fatores intelectuais, afetivos e culturais (MARTÍN, 2008).

A dança no espaço escolar é muito importante, pois busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas. As atividades de dança se diferenciam daquelas normalmente propostas pela educação física, pois não caracterizam o corpo da criança como um apanhado de alavancas e articulações do tecnicismo esportivo, nem apresentam um caráter competitivo, comumente presente nos jogos desportivos. Ao contrário, o corpo expressa suas emoções e estas podem ser compartilhadas com outras crianças que participam de uma coreografia de grupo.

Em instituições onde a dança começou a ser trabalhada, professores e diretores sentiram a diferença de comportamento de seus alunos. A começar pelo número de faltas, que diminuiu razoavelmente. A participação dos alunos em outras atividades promovidas pela escola (festas, semanas culturais e científicas, gincanas etc.) começou a ser mais efetiva. De maneira geral, os professores são unânimes ao afirmar que o interesse do aluno pelo ensino melhorou, como se, através das atividades de dança na escola, o aluno tivesse reencontrado o prazer de estar nesta instituição.  

O Brasil é um país que tem na sua cultura popular expressões significativas, que possibilitam inúmeras oportunidades de aprendizagem através de músicas, danças e festas populares. Côrtes (2000) afirma que as manifestações da cultura popular se modificam juntamente com as mudanças da sociedade em que estão inseridas, sendo parte fundamental dos diversos modos de pensar, sentir e agir de um povo, presentes em seu contexto sociocultural historicamente construído.

O conteúdo precisa estar dialogando com a consciência, disposições e sensibilidades que comandam as relações e comportamentos sociais do sujeito, estruturando, sobretudo, sua personalidade (SCHMIDT, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (940.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com