TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA DA MEMBRANA CAPILAR

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.389 Visualizações

Página 1 de 3

DINÂMICA DA MEMBRANA CAPILAR – TROCA DE LIQUIDO ENTRE O PLASMA E O LÍQUIDO INTERSTICIAL

Todo o propósito da circulação do sangue é o de transportar substâncias para e dos tecidos. Portanto, é importante tanto para a água quanto para as substancia sem solução que possam passar pelo plasma para o líquido intersticial, nos dois sentidos, e que possam, também, banhar as células. Isso é realizado, principalmente, pela difusão de água e das moléculas dissolvidas, nos dois sentidos, através da membrana capilar. Esse processo de difusão é tão eficiente que qualquer nutriente que atinja o sangue será distribuído de forma equânime por todos os líquidos intersticiais dentro de 10 a 30 minutos (GUYTON, 2011).

Felizmente, as intensidades da difusão de líquido nos dois sentidos são praticamente iguais, de modo que os volumes plasmático e do líquido intersticial permanecem, em termos essenciais, constantes. A intensidade da difusão em uma das direções pode ficar bem maior do que na outra, quando os volumes plasmático e o intersticial vão ficar diferentes, muitas vezes ficando muito anormais. Portanto, é importante que se considere a dinâmica desse sistema de troca entre o plasma e o líquido intersticial, bem como os mecanismos que mantêm normais esses volumes, nas condições usuais (GUYTON, 2011).

SISTEMA CAPILAR E PRESSÃO CAPILAR

A arteríola tem capa muscular que permite sua contração ou seu relaxamento em repouso a estímulos que a atingem. A metarteríola tem poucas fibras musculares, enquanto que o ponto de origem dos capilares verdadeiros é marcado por pequenos esfíncteres musculares pré-capilares, que podem franquear ou impedir o acesso a esses capilares (GUYTON, 2011).

Parede Capilar e seus “Poros”

Estrutura ultramicroscopia da parede capilar. É formada por camada unicelular de células endoteliais, cercada, externamente, por delgada camada de colágeno e de proteoglicanos, que é a membrana basal. A espessura total da parede capilar, incluindo tanto as células quanto a membrana basal, é de cerca de 0,5 micra. Já as fendas intercelulares são vistas na estrutura da parede capilar na junção entre duas células endoteliais. (GUYTON, 2011).

Também estão presentes nas células endoteliais muitas vesículas pinociticas. Essas vesículas difundem pelo citoplasma até na superfície oposta da célula, onde descarregam seu conteúdo. O canal pinocítico se estende através de toda a espessura da membrana (GUYTON, 2011).

Embora a membrana basal pareça muito sólida, os espaços entre as fibras dessa membrana basal são grandes o bastante para permitir que qualquer substância que tenha passado pelas fendas intercelulares também passem pela membrana basal (GUYTON, 2011).

Pressões no Sistema Capilar.

Embora a pressão na extremidade arterial de um capilar varie de forma extrema, dependendo do estado de contração ou de relaxamento da arteríola , da metarteríola e dos esfíncters pré-capilares, a pressão média normal na extremidade, arterial do capilar é de cerca de 30 mm Hg.  De igual modo, a pressão média na extremidade venosa do capilar é cerca de 10 mm Hg, enquanto que a pressão média no capilar é, em média, de cerca de 17 mm Hg (GUYTON, 2011).

PRESSÃO DO LÍQUIDO INTERSTICIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com