TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 11

        [pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO[pic 15]

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - DESENVOLVIMENTO        5

2.1 A Dança Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar...................................5

3 - ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA...7

3.1 - Características da Síndrome de Down.................................................................7

3.2 - A Educação Física Escolar e a Inclusão de Alunos Com Sd..................................7

3.3 - INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ..........................................................................8

3.4 - Os Benefícios........................................................................................................8

3.4 - Desenvolvimento Das Atividades .......................................................................8

4 – ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA...............................10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 11

6 REFERÊNCIAS        12

7 - ANEXOS ..............................................................................................................13


1 - INTRODUÇÃO

A Dança como expressão corporal pode resgatar a vitalidade e naturalidade do movimento humano, desenvolvendo a integração entre corpo, movimento e mente. Para o desenvolvimento da dança com crianças que tenha Síndrome de Down, é imprescindível focalizar em afetividade, consciência corporal e estímulo do aparelho locomotor, haja vista a presença de hipotonia muscular, hiperflexibilidade articular, dificuldade na lateralidade e equilíbrio corporal, sinalizando limitações durante o processo de desenvolvimento e aprendizagem.

São muitos os questionamentos acerca de como adequar abordagens em aulas de Educação Física às necessidades de alunos com Síndrome de Down (SD). Por relevar as especificidades de alunos com SD, a fim de oferecer uma educação adequada, procurou-se nesta investigação, reunir conhecimentos pertinentes a esta problemática com o propósito de intervir de maneira adequada com este público.

Alguns estudiosos ligados à área da deficiência mental enfatizam que as pesquisas existentes referentes à SD, são ainda insuficientes para esclarecer e orientar atitudes educacionais para o desenvolvimento dos portadores. Esta constatação aponta para a realidade de uma sociedade que ainda segrega, em parte pelo desconhecimento verificou-se que: a existência de preconceitos historicamente construídos e precariedade de informações ou conhecimentos referentes a potencialidades das pessoas com SD constituem fatores que dificultam sua participação na sociedade (NADER, 2003).


2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 - A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A Dança Escolar deve permitir o regaste da tradição brasileira por meio da tematização das origens regionais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania.

Podemos compreender que o ensino de Educação Física é igual às demais disciplinas e está para mediar o desenvolvimento ajudando a formar o indivíduo, através de conhecimentos adquiridos na escola. É necessário que o professor procure se apoderar de todos os métodos, recursos e conhecimentos necessário para uma aula de educação física prazerosa, pois é preciso que o conhecimento esteja ao seu alcance para ampliar e educar os alunos dentro de suas capacidades, para tornar-se um cidadão e viver a sua cidadania com capacidade de atuar no seu contexto. De acordo com o PCN, a dança está entre os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Educação física como mostra o relato abaixo:

A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. A dança é também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas. Com o a atividade lúdica a dança permite a experimentação e a criação, no exercício da espontaneidade. Contribui também para o desenvolvimento da criança no que se refere à consciência e à construção de sua imagem corporal, aspectos que são fundamentais para seu crescimento individual e sua consciência social (PCN, 1997)

De acordo com os PCNs a dança pode integrar a interdisciplinaridade entre as disciplinas estudadas pelos alunos, podendo ajudar no psicológico, atenção e comportamento em sala de aula. A dança distinguir-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente constituídos, dentro da disciplina de arte, pode trazer evolução e compreensão entre os alunos considerados normais e os com deficiências, pois podemos trazer para dentro da sala a dança cênica, forma de arte, coreografadas ou improvisadas, dança como divertimento, como atividade física. Portanto como as demais práticas corporais, a dança é uma manifestação da tradição de movimento importante e relevante em todo o mundo.

Assim, todo mundo dança ou já dançou, sem precisar ter ao lado um coreógrafo ou um professor para ensiná-lo. A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o segue ao longo da sua história, passando por passagens sociais e religiosos, e entusiasmando até nas festas dos dias de hoje.

Portanto, a dança no espaço escolar procura não priorizar os movimentos técnicos, mas dar oportunidade ao aluno de sentir, de apreciar a si, sua corporeidade e sua expressividade por meio de movimentações simples e espontâneas, estimulando a criatividade. O professor de educação física despertar o interesse dos alunos e levando-os simplesmente a dançar, sem regras, propondo ao aluno ser livre, sem medo de errar, buscando a emoção dos mesmos, pois a dança, sem demonstrar as emoções, vira simplesmente atividade física. Com essas reflexões a autora STRAZZACAPPA (2001, p. 71) ressaltar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com