TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança enquanto conteúdo da educação física escolar

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

A dança enquanto conteúdo da educação física escolar

        A  dança é um conteúdo que pode ainda ser muito discutido e Ampliado dentro do contexto escolar.  A dança além de ser  uma atividade física é, de acordo com Ferrari (2003), “educação", porque o indivíduo não deve fazer o movimento pelo movimento, ele precisa saber o porquê faz certo movimento, pois o movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente.

        A dança é um conteúdo que pode ser tratado em diversos níveis escolares, apesar de que seus aspectos expressivos se confrontam com as formalidades técnicas para a sua execução. Porém quando se trata de um ambiente escolar, vemos a dança como um grande instrumento para

conseguirmos elevar o padrão cultural dos educandos, sabendo que a dança como arte consegue encontrar os seus fundamentos na própria vida, concluindo isso em uma expressão particular e não em um movimento artístico.

        O mais importante é entender os alunos que estamos formando, e a partir disso reconhecer e tentar reconstruir a idéia que temos hoje do conteúdo dança dentro da Educação Física Escolar. Assim fazer com que as aulas de Educação Física ultrapassem os limites das quadras de esporte.

        Sem dúvida, a dança é de fundamental importância no contexto da Educação Física. os benefícios da dança associada à Educação Física, desenvolve um papel fundamental enquanto atividade pedagógica e para o desenvolvimento do homem consciente e atuante da cultura enquanto produto coletivo; da educação que se realiza em diferentes práticas sociais; da própria dança como manifestação cultural inerente ao homem e uma linguagem que o individuo dispõe para expressar e comunicar seus sentimentos, emoções e valores refletindo as relações sociais e culturais

        Através da dança, o ser humano  é capaz devolver a capacidade de se movimentar criativamente, pois é a dança, uma das expressões que suscita o sentido de ser. Sentido de ser este, que implica não só na compreensão psicológica da vivência corporal, mas, também, numa experiência física que se torna ponto de referência para o qual se pode retornar espontaneamente, a qualquer momento que se deseje fazê-lo. Isto permitirá que o aluno se torne mais receptivo às solicitações exteriores, seja para acolhê-las ou para delas se defender, tanto melhor será sua resposta. A Educação Física, atualmente, tem como objeto de conhecimento as manifestações que compõem a cultura corporal de movimento, ou seja, trabalha com as formas de representação e compreensão do mundo expressas por meio do corpo.

        A formação de professores é um ponto crítico, no que diz respeito ao ensino de dança na escola e nas aulas de Educação Física, Na grande maioria dos casos, professores não sabem exatamente o que, como ou até mesmo o porquê de ensinar a dança na escola, esses questionamentos podem ser apontadas como obstáculos para o ensino de dança nas aulas de Educação Física.  

        A formação continuada em Educação Física, visa atender à necessidade do profissional em entender a natureza dinâmica do conhecimento especializado e obter a competência necessária para o desenvolvimento intelectual e profissional, de forma autônoma e permanente para um bom desenvolvimento desse profissional. O que implica em compreender que o processo de qualificação profissional é constante e inacabado.

        Lacunas e dificuldades em tratar a dança nas escolas  dentro da Educação Física são evidentes, muitas vezes por motivos ora financeiros, ora por falta de qualificação ou de uma boa estrutura escolar para  poder ministrar as atividades, sendo talvez essa uma das causas mais freqüentes , a falta de estrutura fisica no ambiente escolar. E assim os alunos vão deixando de vivenciar a dança enquanto fonte educacional, e  este conteúdo acaba se transformando em processos vazios, sem valor educacional tratado de forma inadequada convertendo-se exclusivamente em técnicas das atividades curriculares.

        São varias as possibilidades de abordagem da dança dentro do contexto escolar. Buscando elevar o padrão cultural dos educandos, vemos a

necessidade de um resgate da cultura brasileira no mundo da dança através

 da tematização das origens culturais, no intuito de despertar a identidade social dos alunos, melhorando o processo de construção da cidadania. Até porque, quando conhecemos e compreendemos os sentidos e significados da

dança, conseguimos perceber o desenvolvimento histórico, social e cultural de diferentes civilizações , regatando suas características como um espetáculo, uma atividade extracurricular, trabalhar a dança como instrumento de vivencia da nossa cultura, e assim construir uma concepção de homem e de mundo, um ser capaz de construir e reconstruir ao longo de sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com