TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência no âmbito escolar

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.986 Palavras (16 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

         

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

ALUNA: SIRLENE DE MELO DOS SANTOS

RA: 3504650697

TUTOR PRESENSIAL: BRAITINI FAKINE

TUTOR A DISTÂNCIA: ROGÉRIO CLEMILSON

DEFICIÊNCIAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPACTO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

MIRASSOL D’OESTE/MT 2017.

 Sumário

INTRODUÇÃO...................................................................................................1

1. Conceituado deficiências: motora e sensorial visual e auditiva.....................2

1.1Deficiências intelectual, múltipla e síndrome de Down.................................3

1.2 Inclusão no ambiente escolar......................................................................4

2. Aula e entrevista na escola.......................................................7

2.1. Desenvolvimento de atividades inclusivas nas aulas.................................8

de educação física.............................................................................................8

3. Plano de aula..............................................................................9

4. Bibliografia...............................................................................11


INTRODUÇÃO

Muitos consideram que a palavra deficiente tem um significado muito forte, carregado de valores morais, contrapondo-se a eficiente. Levaria a supor que a pessoa deficiente não é capaz; e, sendo assim, então é preguiçosa, incompetente e sem inteligência. A ênfase recai no que falta, na limitação, no defeito, gerando sentimentos como desprezo, indiferença, chacota, piedade ou pena. Esses sentimentos, por sua vez, provocam atitudes carregadas de paternalismo e de assistencialismo, voltadas para uma pessoa considerada incapaz de estudar, de se relacionar com os demais, de trabalhar e de constituir família. No entanto, à medida que vamos conhecendo uma pessoa com deficiência, e convivendo com ela, constatamos que ela não é incapaz.

Pode ter dificuldades para realizar algumas atividades, mas por outro lado, em geral tem extrema habilidade em outras. Exatamente como todos nós. Todos nós temos habilidades e talentos característicos; nas pessoas com deficiência, essas manifestações são apenas mais visíveis e mais acentuadas. Diante disso, hoje em dia se recomenda o uso do termo ‘pessoa portadora de deficiência’, referindo-se, em primeiro lugar, a uma pessoa, um ser humano, que possui entre suas características: cor, estatura, nacionalidade, e gênero. E só depois se refere à deficiência, se mental, física ou de locomoção, auditiva ou visual. O Estatuto da pessoa com deficiência, denominada também de lei de inclusão da pessoa com deficiência, lei número 13.146/2015 define no artigo segundo o que é pessoa com deficiência:

 

Art. 2° Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

 Dessa forma essa lei é novo Marco Legal de Inclusão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No artigo oitavo aponta quem são os responsáveis por garantir os direitos dessa classe de pessoas.

 

Art. 8° É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, a informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Dessa forma é imprescindível que o professor de educação física saiba trabalhar com esses alunos. Faz-se necessário conhecermos os conceituarmos: Os diferentes tipos de deficiência: Motora, Sensorial visual e auditiva, Intelectual e múltipla e também Síndrome de Down. Para que no exercício de sua profissão desenvolva um excelente trabalho.

  1. Conceituado deficiências: motora e sensorial visual e auditiva.

Segundo dados do site do DATASUS, Deficiência Motora: é uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser de carácter congénito ou adquirido. Desta forma, esta disfunção irá afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade. À coordenação motora ou à fala. Este tipo de deficiência pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de má formação. Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo o não funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.

         Deficiência visual Refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ou cirúrgico e uso de óculos convencionais. A pessoa com deficiência visual é uma pessoa normal que não enxerga ou possui visão reduzida. Já deficiência auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. É considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. Entre os tipos de deficiência auditiva estão à condutiva, mista, neurosensorial e central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (384.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com