TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disfunção Orgânica

Por:   •  20/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

DOUGLAS DOS SANTOS MOTA (8127266)

Educação Física

PORTFOLIO CICLO II

Tutor: Prof. Alex Fabricio Borges

Claretiano - Centro Universitário

VITÓRIA

2021

Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:

1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:

a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

R) A inatividade física é associada à mortalidade, obesidade, debilidade física em idosos, dislipidemia, depressão, ansiedade, entre outros fatores. O sedentarismo é também considerado o principal fator responsável pelo aumento de obesidade nos jovens. Além disso, a inatividade física é um componente agravante do estado geral de saúde em crianças e adolescentes acometidos por várias doenças, incluindo as cardiovasculares, renais, endocrinológicas, neuromusculares, etc.

A inatividade física é um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade, sobretudo quando considerado que a maioria da população não pratica atividade física, a inatividade física é alarmante pois com a pratica de atividade física pode prevenir diversas doenças.

b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

R) O profissional de Educação Física empenhado em promover saúde é aquele responsável por inserir atividade física na vida de uma população. Acrescente e alarmante pandemia de sedentarismo representa um momento de grande reflexão para o profissional de Educação Física: Por que as pessoas cada vez mais se exercitam menos. Cabe aos profissionais da área de Educação Física fazer uso dessa ferramenta e ter a obrigação de alavancar sua promoção, seja na condução de estudos clínicos e mecânicos de qualidade, seja na prescrição de exercícios efetiva e de segurança a uma população. O exercício físico é uma ferramenta barata e segura, quando prescrita de maneira correta, põe fim à necessidade de uma vasta gama de medicamentos. O profissional tem que ter o entendimento completo dos mecanismos moleculares bioquímicos, fisiológicos e biomecânicos pelos quais a inatividade física afeta o funcionamento fisiológico humano. O papel da reinserção do exercício físico na reversão parcial ou total da condição patológica induzida pelo sedentarismo. Além disso, o profissional de Educação Física responsável pelo tratamento secundário e terciário de doenças crônicas. Tais medidas tornam-se essenciais aquele profissional de Educação Física que visa compor com competência uma equipe interdisciplinar de saúde que vai tratar de certas doenças através do exercício.

2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

R) Aos gestores do SUS, apresenta-se um desafio enorme que é o planejamento e gestão, cujo foco central encontra-se no aperfeiçoamento das técnicas de articulação intersetorial. A articulação entre os setores surge como uma possibilidade de abordar questões sociais complexas, de articulação de saberes e experiencias no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar e feito sinérgico em soluções integradas, potencializar o uso de recursos humanos e financeiros e estabelecer redes sociais. São muitos desafios na construção dessa rotina no cotidiano. O incentivo às práticas corporais, por exemplo, deve privilegiar estratégias que garantam a Existência de espaços prazerosos e adequados como pistas de caminhadas, ciclovias, academias populares, praças públicas, espaços para a prática de esporte e lazer, segurança arborização e transporte público, entre diversas outras. Tem que investir no debate sobre o planejamento urbano, a mobilidade urbana e as desigualdades e iniquidades no acesso a espaços públicos saudáveis levando esses espaços a toda a população.

3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de Claretiano - Centro Universitário | 11© Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com