TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física no âmbito escolar

Por:   •  27/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMáRIO

1.        INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1Atividade física no ambito escolar.........................................................................5

2.2  Questionário e Resultados...................................................................................5

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4.        REFERENCIAS        ...................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO      

Ao longo dos anos o ser humano foi se desenvolvendo e buscando meios para vida em sociedade, com a chegada da era moderna tudo se tornou mais fácil e rápido deixando a sociedade mais lenta e sedentária, com isso, novas formas de atividade física surgiram se tornando não só um meio de buscar a saúde do corpo mais também como forma de recreação e lazer.

O presente trabalho irá abordar á: Atividade Física, lazer e saúde na pratica profissional da Educação Física no âmbito escolar.

O presente Trabalho tem como objetivo identificar e classificar Os meios de atividades físicas que proporcionam lazer e saúde para a sociedade através de pesquisas bibliográficas bem como aplicar um questionário no âmbito escolar de quem pratica ou não atividade física e se há benefícios da aula de educação física na escola para os níveis de atividade física, lazer e saúde.

        


  1. DESENVOLVIMENTO.  

Saber sobre a saúde e meios para se tornar um ser mais saudável é de grande ajuda nos dias atuais, pois, a sociedade esta cada vez mais sedentária e por conta disso tento maiores riscos de doenças precoces, cada vez mais não só crianças mais também adultos vão deixando de praticar exercícios físicos presentes em brincadeiras esportes e recreações, isso se dá pelo aumento da tecnologia e a facilidade de se fazer as atividades do dia-dia, ex: habilidades motoras que crianças desenvolviam antes brincando de pega-pega, cabra cega, pique esconde entre outras, hoje são esquecidas graças a jogos eletrônicos, celulares e computadores, existe mais graça no ficar conectado na rede do que uma atividade recreativa em grupo como jogar bola etc.

À medida que esses jovens vão crescendo vão tendo a necessidade de praticar exercícios físicos para buscar uma boa saúde e até mesmo um corpo perfeito já que muitos vão a academias por estética e bem estar, com tudo novas praticas de exercícios físicos vão surgindo para sanar essa procura, tal pratica como treinamentos funcionais, atividades aquáticas e até artes marciais, cada vez mais vemos pessoas em praças construídas com aparelhos para ginástica e espaço para caminhadas, esses lugares acabam se tornando um meio saudável e de lazer, pois englobam um grupo de pessoas com os mesmos objetivos que se aceitam para um propósito.

  1. Atividade física no ambito escolar.  

Os níveis de obesidade entre as crianças e adolescentes estão crescendo segundo (globo, 2011) afirma que  apesar de 40% da população estar acima do peso, é na infancia e adolecência que o problema no brasil assume dados alarmantes.

 Com esses dados devemos pensar que essas crianças e adolecentes não estão tendo o insentivo ou o ambiente correto para praticarem atividades fisicas, ou que essas atividades não estão tendo prazer satisfatorio para tais. Sendo que o ambiente de inicio para essas crianças aprenderem e gostarem de atividades fisicas é o ambiente escolar.

Segundo os parametros curriculares nacionais  (PCNs de 1997) As habilidades motoras deverão ser aprendidas durante toda a escolaridade.

A Educação Física tem por finalidade promover o desenvolvimento psicomotor das crianças, ajudando-as a adquirirem uma consciência que as auxiliará em seu cotidiano e, sua prática deve essencialmente fazer parte no âmbito escolar, uma vez que a escola é o meio educacional mais efetivo e eficiente para a realização desta prática (SILVA, ET AL, 2011).

  1. QUestionário e resultados

Nós alunos da instituição UNOPAR cursando o segundo semestre de Educação Física licenciatura nos dirigimos à escola Anísio Teixeira do município de Ariquemes e juntamente com a Diretora Selma Rodrigues Dionísio explicamos como seria feita todo o questionário entregamos a carta de solicitação e pedimos liberação para a mesma que preenchendo o anexo 4concedeu a liberação.

Procuramos o professor Alan Rodrigues Barboza que também autorizou todo o questionário inclusive respondendo o anexo 1 referente ao uso das atividades física e de lazer no ambiente escolar, O mesmo tem 16 anos de formação acadêmica, leciona para o ensino fundamental e médio e suas aulas tem duração de 40 a 50 minutos sendo que para o ensino médio a aula acontece 1x/semana e para o ensino fundamental 2x/semana.

 Avaliado no questionário onde o grupo identificou que o professor pouco ensina as atividades rítmicas de dança e folclore cultural em suas aulas e tem preferência por jogos pré-desportivos, esportivos coletivos e esportes de quadra.

[pic 14]

 Após conversarmos com a turma do 3° ano do ensino médio e explicarmos todo o processo, separamos 3 alunos do sexo masculino e 3 do sexo feminino sendo que um grupo constituído por: dois meninos e uma menina que praticam atividades físicas de lazer em praças parques ou academias fora do horário escolar  e outro grupo constituído por: duas meninas e um menino que não praticavam nenhuma atividade física extra ambiente escolar. Em media todos os participantes irão fazer 18 anos neste mesmo ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com