TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  31/3/2020  •  Monografia  •  7.860 Palavras (32 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 32

UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL - UNIVEL

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL

CASCAVEL – PARANÁ

CURSO METODOLOGIA E DIDÁTICA DE ENSINO

A EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO ESCOLAR

Aluno: Ricardo Osvaldo da Conceição

Professor: Isaias Régis

Julho/2003

Cascavel - PR

UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL - UNIVEL

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL

CASCAVEL – PARANÁ

CURSO METODOLOGIA E DIDÁTICA DE ENSINO

Aprovado ______/_____________________/__________.

_______________________________________________________________

Presidente da Banca

Componentes

______________________________________________________________________________________________________________________________

Julho/2003

Cascavel – PR

Dedicatória

À minha esposa Clecy e meu filho Osvaldo, e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.


AGRADECIMENTOS

A Deus, por nunca me ter deixado nos momentos difíceis e por ter-me permitido chegar até aqui.

A União Educacional de Cascavel.

Aos meus amigos da equipe de trabalho, Giovani, Maria Luiza, Mauricéia, Shirlei e Salete pela amizade, carinho e companheirismo demonstrados no transcorrer de todo o curso.

Aos meus pais Osvaldo e Elsa, e ao meu irmão Renato que sempre me incentivaram nos momentos mais importantes de minha vida.

Aos funcionários, diretores, professores da Escola de Educação Fundamental Prof. Ondina Maria Dias e do Curso e Colégio Novo Milênio, que muito enriqueceram esta experiência pedagógica.

Agradeço ainda a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a elaboração e conclusão desta monografia

RESUMO

CONCEIÇÃO, R.O. A Educação Física e o contexto escolar. 2003. 42f. Florianópolis. Monografia (Especialização “Latu Sensu”) Programa de Pós-Graduação em Metodologia e Didática de Ensino da Educação Física.

A Educação Física brasileira, ao longo dos anos, vem passando por transformações e tem sido alvo de várias nuances que a perpassam. Pode-se constatar que os professores não sentem necessidade de aprofundamento e atualização constante, bem como é notável que as respostas dadas pelos professores não justificam a existência da Educação Física na escola. É preciso que se questione por que os professores de Educação Física sentem-se inseguros para legitimar a Educação Física na escola. A legitimação da Educação Física se dá em decorrência das funções e papéis que uma determinada época lhe confere. O modelo legitimador que há predominância hoje na Educação Física é o de fundamentação heterônoma. Essa visão da Educação Física se dá a partir de como ela acontece no dia-a-dia.  Como conseqüência desta formação, ainda deficiente, a Educação Física tem ficado muito comprometida. A aula de Educação Física é um espaço onde temos a possibilidade de fazer acontecer, juntamente com os alunos, a construção e apreensão de conhecimentos específicos da Educação Física e também dos vários aspectos da sua prática e da realidade social, na medida em que a mesma colabora para compensar a insatisfação e alienação do trabalho intelectual em sala de aula. A Educação Física aparece como o desenvolvimento da Educação; podemos conhecer o que pensam os professores de educação física e de outras disciplinas sobre o valor da educação física no meio escolar. Ao mesmo tempo, observou-se outros professores totalmente desligados do seu papel enquanto educadores, porque agem sem fundamentação e fazem da Educação Física momentos passageiros.

Palavras Chaves: Legitimação – Educação Física – Legalidade – Transformações – Formação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

CAPITULO I        9

1 A EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA HISTÓRIA        9

1.1        Sobre o valor da educação física...        15

CAPITULO II        20

2 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLHA PELA PROFISSÃO        20

2.2 Educação Física: Que espaço é esse...        25

2.5 A imagem do professor de educação física...        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS        38

Anexos        40

Anexo A – Roteiro de entrevista com professores de Educação Física        41

Anexo B – Roteiro de entrevista com professores de outras disciplinas        42

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma exigência para a obtenção do título de pós-graduação e o resultado de uma investigação que buscou conhecer um pouco da realidade da Educação Física Escolar.

O interesse pelo tema da monografia surgiu durante o curso de graduação, pois nos inquietava muito algumas colocações sobre o papel da Educação Física na Escola e o modo como esta vem acontecendo, de forma a tornar-se “dispensável” para o processo pedagógico.

Com o curso de pós-graduação surgiu a possibilidade de questionar, refletir e observar com mais detalhes estas questões, procurando saber se os comentários são feitos aleatoriamente ou se estão respaldados em fundamentos observáveis na atuação docente dos professores de Educação Física.

A crise no magistério é geral. Embora a Educação Física tenha conseguido algumas vitórias nos últimos anos com a criação do CREF (Conselho Regional de Educação Física), sendo este subordinado ao CONEF (Conselho Nacional de Educação Física), é ainda uma área que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (66.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com