TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade no contexto escolar: alicerce na construção da aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Afetividade no contexto escolar: alicerce na construção da aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.246 Palavras (17 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 17

AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ALICERCE NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

1. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA

As relações interpessoais na sociedade contemporânea, vem a cada dia se tornando mais difíceis entre os seres humanos. Estes por sua vez possui suas peculiaridades que são ‘’ formadas” a partir de relações familiares, a influência que a mídia exerce sobre as relações vivenciadas em meios sociais em especial nas unidades escolares.

O espaço escolar é constituído para a formação de estímulos que tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo dos educandos, sendo que, para que a aprendizagem seja efetivada faz-se necessário dentre outros aspectos a promoção de relacionamentos afetivos entre professor e aluno e entre estudantes e educandos. Para que a convivência entre as partes mencionadas seja vivenciada da forma citada anteriormente, alguns fatores podem interferir ou contribuir, como a satisfação do educador, tem em desenvolver suas atividades laborais ou não, ao contexto social que professor e estudante estejam inseridos.

Diante do contexto descrito é possível reconhecer a grande relevância da afetividade entre os membros do processo de construção do conhecimento, por isso faz-se necessário a elaboração do projeto de pesquisa Afetividade no contexto escolar, afim de promover a reflexão e consequentemente a promoção de mudança entre os membros que integram o 2 ano da Escola Jairo Azi.

Nota-se que essa analise trata de um tema muito relevante no processo de desenvolvimento da cidadania. Assim, a observação da pratica pedagógica corresponde a compreensão da ação do docente, diante das diferenças acentuada na escola. Por isso busca-se compreender por meio desta investigação a função da escola, a metodologia dos educadores e o conceito que ele possui sobre a relação efetiva entre professor e aluno no contexto escolar.

De uma forma modesta, este trabalho tem como motivação maior iniciar um processo de verificação em torno de aspectos metodológico da pesquisa em abordar afetividade no contexto escolar e suas implicações praticas no cotidiano dos estudantes

Portanto a investigação desta temática, busca analisar e levar a discussão o papel do professor e de todos os envolvidos no processo educacional, visando encontrar soluções para a problemática inserida nesse contexto e a possibilidade de proporcionar uma mudança afetiva.

2. OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVO GERAL

Analisar a relação afetiva entre professor e aluno no contexto escolar, explicando como esta interfere no processo de aprendizagem do ensino Fundamental, da Escola Municipal Jairo Azi em Algodões.

2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Identificar fatores que contribuem para atitudes indesejáveis dos estudantes, interferindo no desenvolvimento cognitivo e afetividade.

• Verificar as motivações de diferentes condutas no âmbito escolar causando desequilíbrio emocional e afetivo.

• Analisar as interferências que um bom relacionamento afetivo entre professores e estudantes causam no processo de ensino aprendizagem.

• Refletir sobre a influência doa programas televisivos no comportamento sócio afetivo dos educandos no 2 ano da Escola Jairo Azi.

• Refletir sobre a importância de uma boa formação pedagógica no processo de desenvolvimento cognitivo dos estudantes do 2 ano da Escola Jairo Azi.

• Refletir sobre a importância da satisfação profissional do docente, enquanto importante condutor do relacionamento afetivo ou não com os estudantes do 2 ano da Escola Jairo Azi.

• Reconhecer a importância das relações familiares no processo de ensino aprendizagem.

• Explicar a relação afetividade e ensino aprendizagem na Escola Jairo Azi.

• Analisar de que forma a afetividade contribui para aprofundar o processo de aprendizagem.

3. METODOLOGIA

Para a elaboração desse projeto serão realizadas técnicas de observação, entrevista, e método descritivo. Na execução da pesquisa será escolhida uma professora que leciona na turma de segundo ano do ensino fundamental e seus respectivos alunos. Será previamente comunicado à direção e a professora, o objetivo do estudo para que seja alcançado, será minunciosamente esclarecido para as partes interessadas evidenciando a temática escolhida.

As decisões de desenvolver a investigação com a referida turma são as seguintes:

• A insatisfação dos educandos no decorrer das aulas;

• A ausência de laços afetivos entre colegas de classe;

• Influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem;

• Postura da professora em seu desenvolvimento metodológico;

Por esse motivo faz-se necessários o estudo das causas utilizando método de observação, entrevista, pesquisa de campo, descritiva e bibliográficas essas técnicas detectarão de maneira mais evidente problemas encontrados.

As observações se processarão diversas vezes na escola Municipal Jairo Azi de ensino fundamental I, pública do Município de Quijingue- Bahia no Distrito de Algodões, na avenida Euclides da Cunha,298, onde funcionam nos turnos matutino e vespertino. Estrutura física do prédio é formada por cinco salas de aulas, uma cantina, uma sala de direção, três sanitários, tanto para alunos, quanto para funcionários, uma sala de informática sem utilização, um almoxarifado, uma biblioteca, área coberta para recreação.

A Instituição é de pequeno porte, composto por 180 alunos, 10 professores, 1 diretor, 2 coordenadores pedagógicos, 1 agente administrativo, 1 secretário 1 vice diretor,2 merendeiras,1 agente de portaria,3 faxineiras, 2 merendeiras, 3 cuidadoras de crianças especiais. Verificando-se e selecionando horários distintos, na chegada, nos intervalos, na saída e principalmente na sala de aula para melhor avaliar o entrosamento dos educandos com os colegas, professores e demais funcionários, enfatizando a averiguação da relação professor-aluno na sala de aula.

A pesquisa de campo será desenvolvida com a utilização de questionários, coletando assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com