TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  23/3/2017  •  Artigo  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

CLARETIANO FACULDADE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

MAURA PEREIRA DA MOTA

1134292

JI-PARANÁ - RO

MARÇO/2017

1. INTRODUÇÃO

A educação física escolar da atualidade nos leva a refletir sobre as diversas possibilidades de garantir através do movimento humano a formação integral dos alunos, sendo assim, o tema deste relaciona-se ao contexto escolar da educação física. Partindo do princípio de que a aprendizagem é um processo global que envolve todo o corpo, observa-se que nas aulas de Educação Física os aspectos corporais possuem um vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e consequentemente no processo de aprendizagem escolar.

Desse modo, a pesquisa terá como foco a importância das aulas de educação física no desenvolvimento dos alunos como cidadãos ativos na sociedade. Sendo a educação física uma opção para desenvolver nos alunos a sociabilidade, é preciso que a escola conscientize o aluno de que as aulas de educação física não são apenas uma fonte de distração.

Nesse sentido, elenca-se que a escolha do tema se deu em virtude de que a Educação física no contexto escolar tem objetivos importantes como, por exemplo, desenvolver nos alunos a psicomotricidade, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida e prepará-los para a vida em sociedade, e por tal, precisa ser amplamente abordada.

Portanto, a pesquisa buscará por meio de referências bibliográficas conhecer a real importância da educação física no contexto escolar, em especial na busca de contribuir com o desenvolvimento dos alunos como cidadãos ativos na sociedade.

2. JUSTIFICATIVA

Partindo do princípio de que as atividades físicas constituem uma importante prática a ser adotada como forma de zelar pela saúde do corpo, acredita-se que estas possuam também grande importância quando inseridas no contexto escolar. No entanto, o que se vê é que a educação física no âmbito da educação é vista apenas como um momento de brincadeira.

É para mudar essa visão que se faz necessária uma reflexão sobre a real contribuição que a educação física possui no desenvolvimento das crianças e adolescentes como um todo, em especial no convívio em sociedade. Acredita-se que a educação física na escola é mais que uma mera disciplina, mas sim uma forma de fomentar as práticas esportivas, visto que é na escola que aprendemos alguns hábitos que levamos para a vida.

Portanto, a importância desse estudo está relacionada à aquisição do conhecimento de como a educação física pode contribuir na formação do aluno para a vida em sociedade, bem como na desmistificação de que as aulas de educação física são um momento para brincar. Uma vez que se compreenda o real valor dessa dentro da escola, acredita-se que a mesma poderá ser mais valorizada e respeitada no meio.

3. OBJETIVOS

• Objetivo Geral:

Conhecer a importância das aulas de educação física no desenvolvimento dos alunos como cidadãos ativos na sociedade.

• Objetivos Específicos:

 Refletir sobre a importância da Educação Física no ambiente escolar;

 Conhecer qual o papel do professor de Educação Física no processo de formação do aluno;

 Conscientizar que as aulas de educação física não são apenas uma fonte de distração.

4. REVISÃO TEÓRICA

A Educação Física contempla conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, entre eles as atividades culturais de movimento como lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

À escola cabe ser um dos principais espaços de criação, conscientização e desenvolvimento de potencialidades que visem o aprimoramento e a inclusão dos indivíduos na sociedade. Desse modo, para se compreender qual é realmente o papel da educação física no ambiente escolar, observa-se a afirmação de Rondinelli quando diz que a “Educação Física remete à ideia de educar o físico". Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura?

Bem, a Educação Física no âmbito da educação, nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos, ou seja, a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo. Sabe-se que dar uma definição precisa para a mesma não é tarefa fácil, pois, no âmbito acadêmico, existem diferentes concepções e enfoques relacionados com o termo.

Contudo, se de um modo geral a educação física pode ser compreendida como uma atividade que educa o corpo, na escola ela pode ser compreendida como uma atividade educativa, recreativa, social, competitiva e/ou terapêutica que visa o desenvolvimento pleno dos sujeitos.

Assim sendo, há uma preocupação na busca por educadores com formação especifica em educação física hoje nas escolas, essa preocupação se dá em virtude da necessidade de poder desenvolver aulas com qualidade, onde as práticas pedagógicas possam ser inseridas e praticadas por todos sem distinção.

Infelizmente ainda têm muitos de outras áreas que acreditam que as aulas de educação física se resumem apenas a brincadeiras e jogos, ou seja, a bola é o principal elemento nestas aulas que servem apenas para lazer, mas a realidade é outra e esta deve ser considerada para que esta disciplina tenha seu valor, ou seja, sua contribuição na formação do sujeito reconhecida.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, um dos objetivos do ensino fundamental, dentre tantos outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com